Resenha #227: Ode do Infortúnio - Alana Gabriela

Título: Ode do Infortúnio
Título Original: ---
 Autor: Alana Gabriela
 Série: Os Segredos de Afternoon Fall
 Páginas: 341
 Ano: 2017
 Editora: Independente
 Sinopse: É sempre outono em Afternoon Fall.
Após um incidente de proporções terríveis, Marjorie é forçada a se mudar da cidade grande para viver em Afternoon fall, e começar uma nova vida ao lado de sua avó paterna, Lucíola Edinger, a senhora da linhagem mais antiga da região das Montanhas Norte.

Na pequena cidade trovões rugem dos altos céus chumbados como odes de infortúnio, folhas despencam das árvores frondosas numa cacofonia deliberada e seres míticos tumultuam os bosques escuros. É necessário abrir os olhos para decifrar a linguagem dos pássaros e espinhos e não cair nas armadilhas da floresta.
Ninguém é confiável na pequena cidade. Todos escondem segredos profundos e perigosos.
Marjorie desconhece os perigos que a esperam, os segredos que precisam continuar encobertos e o quanto arrisca sua vida ao voltar para o calmo e belo lugar onde nasceu. Numa cidade de Infortúnios, regida por uma lei de sangue, tudo pode acontecer.


Ode do Infortúnio é o primeiro livro da trilogia Os Segredos de Afternoon Fall. Esse é um projeto da Alana que já venho acompanhando um tempinho e fiquei muito feliz quando finalmente pude conferir na íntegra.

Ode do Infortúnio se passa na cidade da Afternoon Fall, uma cidade pequena onde todo mundo conhece todo mundo desde sempre. Logo nas primeiras descrições da cidade, percebemos que ela tem ares melancólicos e isso se reflete em todos os personagens.


Boa parte da história é narrado em primeira pessoa pela Marjorie, mas também temos alguns capítulos em terceira pessoa focados em outros personagens. Esse tipo de narração caiu como uma luva para a história porque, assim como Marjorie, estamos no escuro sobre os babados de Afternoon Fall. Com capítulos focados nos outros personagens, além de conhecê-los mais a fundo, aos poucos vamos sabendo sobre os segredos que guarda essa pequena cidade.

Pelas narrações da Marjorie, percebemos que ela tem alguns conflitos internos, resultantes de algumas de suas ações no passado. Fora que, assim como eu, ela tem sérios problemas de confiança, que também são resultantes de ações passadas e só aumentam quando ela percebe que todo quer usá-la para alguma coisa. Comentei com a Alana que a Marjorie tem uma “alma velha, sofrida”; não uma alma velha tipo a minha que nasceu velha mesmo e tem 85 anos, mas uma alma carregada por conta de experiências fortes em pouco tempo de vida.

Marjorie pode até ser a protagonista de tudo, mas os outros personagens não ficam atrás. Como falei, os capítulos em terceira pessoa são focados nesses personagens. Nesses capítulos, os personagens estão, quase sempre, dividindo o foco com outros, mas percebe-se o quão bem eles foram construídos.

Logo quando chega em Afternoon Fall, Marjorie desperta o interesse, não só por ser nova no lugar, mas por conta da sua linhagem. Os principais interessados nela são um grupinho de adolescentes de sua escola. Apesar de se dizer democrata, o grupo é liderado por Alanis. Ela é dissimulada e um tanto manipuladora, que vive e respira controlar tudo e todos. Quando uma determinada coisa começa a fugir do controle, Alanis se desespera e toma atitudes precipitadas, sem se preocupar muito com o resultado. Estou bem curiosa como Alana vai desenvolver nos próximos livros uma certa ligação que Alanis tem com um certo personagem.

Continuando o squad, temos Jerome, Enzo e Reagan. Jerome é o cara que mais se martiriza por conta de algumas ações de seu grupo. Ele também é o que mais bate de frente com as opiniões de Alanis, fazendo com que Enzo e Reagan tenham o cargo de pacificadores (OK que Reagan está mais para a faz-tudo de Alanis, mas segue o baile). Junto com Alanis, os quatro fazem parte de uma linhagem antiga de moradores da cidade. Bom, só por essa informação dá pra desconfiar que eles estão envolvidos em tretas e mais tretas.

Tanta referência nessa foto que o Capitão América aprovaria
Não fazendo parte do squad, mas também interessada em Marjorie, temos Hellene (quase minha xará). Hellene é filha do dono do jornal da cidade, então já sabemos que a menina vai atrás dos podres da galera e expor todo mundo. Hellene é bastante determinada e tem um senso forte de fazer justiça, mesmo que tenha que passar e usar algumas pessoas.

Aumentando a gama de pessoas de olho em Marjorie, temos a xerife Norabel e o misterioso Graham. Norabel é uma pessoa que se utiliza do seu cargo para futricar na vida dos outros. OK que ela só quer manter Afternoon Fall nos eixos, mas não sou muito fã de pessoas marocas. Assim como sua filha Alanis, ela também é controladora e perde um pouco a cabeça quando as coisas saem dos eixos. Já Graham, bem… Como falei pra Alana, eu ainda não tenho uma opinião muito formada sobre ele, mas sei que ele tem altos planos escondidos por trás de cada ação sua.

Creio que a única pessoa que não tem motivações secundárias para Marjorie é sua avó Lucíola. Pelo que vemos dela na história, ela é uma mulher bem sofredora mesmo e carrega consigo altos segredos. Assim como Marjorie, eu ficava com muita raivinha porque a mulher não espocava logo os babados tudo, maaas ela não contar não significa que Marjorie não vá descobrir.

Por tudo que já falei, dá pra ver que a história é um suspense só, além de ser fantasia urbana. Pois é sim e é maravilhosa. A escrita da Alana já passa isso desde o início da história, se aprofundando mais ainda ao longo dela. Como o nome da trilogia indica, Afternoon Fall tem muitos segredos, não só seus habitantes, mas a cidade também. À medida que a história vai avançando, segredos são revelados, galera fica maluca e descontrolada, gerando altos conflitos. E quando você percebe, o livro acabou, deixando o gosto de quero mais… E depois daquele final, quero muito mais sim senhora

Por eu ter nascido numa cidade que é cheia de lendas, adorei a mitologia que Alana criou. Ela pegou alguns elementos folclóricos já conhecidos e juntou com os de própria autoria, resultando em uma mitologia muito bem embasada e que nos deixa curiosos para saber bem mais sobre o que realmente acontece em Afternoon Fall. Claramente você terá respostas sim ao fim desse livro, mas Alana deixou algumas a serem respondidas mais na frente.

Ode do Infortúnio já está disponível na Amazon (grátis para clientes Unlimited). Adquira o seu e venha descobrir que segredos essa cidade - aparentemente pacata - reserva.

17 Comentários

  1. Oi Luiza,
    Não conhecia esse livro nem a autora, mas gostei da premissa. Lendo sua resenha fiquei pensando que esse livro poderia facilmente ser transformado em uma série de tv, por seus vários personagens e segredos acho que seria interessante. Esse livro tem versão física também ou somente e-book? Gostei da dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, mas me chamou bastante a atenção. Agora quero lê-lo. :)

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Olá Luíza!
    Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre essa trilogia, mas sua resenha me deixou querendo muito ler.
    Parabéns pelo seu blog!

    Estante Clássica

    ResponderExcluir
  4. Oi oi Lu!
    Eu adorei a resenha, eu já li Efeito Domino da autora. Mas acabei parando apenas nessa obra...
    Vou ver se compro esse livro na amazon, para ler agora nas férias.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu. Estou super apaixonada por essa capa linda, nossa!
    Eu nunca ouvi falar na sinopse do livro e imaginei que não fosse gostar por ser fantasia, mas fiquei bem animada com o enredo, parece ser bem o tipo de livro que eu poderia ler e gostar. Talvez eu consiga ler a obra um dia :)
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  6. Imagino o que não dá pra fazer com uma premissa dessas. Povo é muito criativo.
    Mas sei lá, acho que já passei da idade de fantasia urbana teen rs.
    Beijo!!

    http://www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Lu =)

    A Alana é uma autora bastante versátil. Gostei bastante da premissa desse livro, parece ser uma fantasia interessante de se acompanhar.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Oie
    O enredo em si me chama atenção, mas essa coisa toda de mitologia, não sei se faz meu estilo de leitura, ainda sim fiquei interessada na obra.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    que bom que gostou da história e ela parece ser bem interessante, e estou curiosa tenho o e-book para ler mais to devendo a leitura para a Alana, pois as coisas estão tão corridas que ainda não tive tempo, mas como conheço a escrita dela sei que posso esperar um bom livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sério você é a blogueira que mais me deixa curiosa com os livros da autora, porque dá para perceber o quanto você admira o trabalho dela.
    Não sabia deste livro ainda, mas achei bem interessante, ainda mais pelo fato de ter vários personagens, não focando somente em um. Acho que se eu fosse lê-lo, já teria meus personagens favoritos.
    Adorei a resenha, espero ler o livro logo, logo. Tomara que saia em físico.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, tudo bom?
    Tô sempre procurando fantasia urbana porque parece que NÃO TEM O SUFICIENTE PRA ME SACIAR. Não conhecia essa obra, mas já gostei porque amo uns dramas de high school, ainda mais em cidadezinha pequena. Junta isso com sobrenatural e é sucesso :P
    Vou procurar esse livro quando passar a falência da Black Week, acabei com o meu crédito ASUHASUHASUHUASUHASUHASUH
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu!
    Menina eu li sobre esse livro em outro blog, há pouco tempo, e fiquei apaixonado pela capa e por esse nome. Tão melancólico, assim como você disse sobre a cidade. Adorei e fiquei interessado, não só pelo que li na outra resenha, mas pela sua resenha tão positiva também.

    Quero ler!

    Bjão.
    Di, Blog Vida & Letras.
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eita Lu que a Alana é só lacre! Não sei como ainda não tá me grande editoras porque por tudo que leio ela super merece. O universo que ela cria parece incrível e essa mistura de suspense e fantasia é muito boa. Adorei sua resenha, mega completa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, tudo bem???
    Bom o livro não me chama atenção para a leitura, pelo enredo apresentado. Mas eu amei a capa... gostei demais, vou indicar para a minha amiga, tenho certeza de que ela vai se interessar. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ou Lu!
    Não conhecia a obra, mas a sua resenha é bem instigante! Tem fantasia, mitologia e suspense. Vários ingredientes para uma ótima trama, fiquei bem curiosa. Quem sabe um dia eu tenha oportunidade de ler a obra.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  16. Helloo, Lu! Tudo numa nice?!
    Então, eu amei a sua resenha e esqueci de comentar ontem. #sorry
    O texto está maravilhoso e fico encantado por você ter gostado tanto.
    Você conseguiu captar cada elemento a mais que exprimi na estória e isso me deixa muito contente. Obrigada por tudo sempre.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  17. Oiii Lu

    Consegui esse livro em uma promo na Amazon e quero muito por fim poder conhecer a escrita da Alana, que vem sendo tão elogiada. Adoro essa parte da mitologia qe ela construiu, amo esses cenários cheios de lenda, que trazem um clima fantástico à história e ao mesmo tempo crivel.
    Vamos ver quando surge um tempinho extra pra conferir esse livro... espero que em breve.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)