Resenha #204: Cress - Marissa Meyer (Feiwel and Friends)

Título: Cress
Título Original: ---
Autor: Marissa Meyer
Série: The Lunar Chronicles #3
Páginas: 560 (BR: 496)
Ano: 2014 (BR: 2015)
Editora: Feiwel and Friends (BR: Rocco Jovens Leitores)
Sinopse*: Neste terceiro livro da série Crônicas Lunares, Cinder e o capitão Thorne estão foragidos e agora levam Scarlet e Lobo a reboque. Juntos, eles planejam derrubar a rainha Levana e seu exército. Cress talvez possa ajudá-los. A garota vive aprisionada em um satélite desde a infância, com a companhia apenas de telas, o que fez dela uma excelente hacker. Coincidência ou não, infelizmente ela também acabou de receber ordens de Levana para rastrear Cinder e seu bonito cúmplice. Quando um ousado plano de resgatar Cress dá errado, o grupo se separa. Cress enfim conquista a liberdade, mas o preço a se pagar é alto. Enquanto isso, Levana não vai deixar que nada impeça seu casamento com o imperador Kai. Cress, Scarlet e Cinder talvez não tenham a intenção de salvar o mundo, mas muito possivelmente são a última esperança do planeta.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

A cada livro dessa série me pergunto por que demorei tanto pra começar. Mas aí agradeço porque comprei tudo de uma vez e não vou ficar sofrendo 84 anos...

Não tem como não amar a Cress. Por conta do seu isolamento de todo e qualquer contato humano, exceto por uma psycho crazy, Cress é uma garota muito tímida e introvertida. À medida que a história vai avançando, vemos que ela é super leal, generosa e corajosa. Fora que vamos vemos seu crescimento e o entrosamento com o bondinho.

Cress também é super gente como a gente, principalmente quando se trata do crush (no caso Thorne): ela stalkeia o crush, idealiza o crush, se apaixona pela idealização do crush, não sabe se comportar perto do crush e sofre horrores na vida.

– Capitão – murmurou ela. – Acho que estou apaixonada por você. [...]
– Não me diga que demorou dois dias inteiros para se dar conta disso. Devo estar perdendo o jeito.*

Thorne já nos foi apresentado em Scarlet e aqui conhecemos melhor esse Capitão. Essa aura de bon vivant e de quem não se preocupa com nada é só conversa fiada. A real mesmo é que Thorne é um cara que leva o que é importante a sério, gentil e não se deixa abater. Quando necessário, ele assume a postura de líder.

– Cress, me faça um favor. [...] Faça com que eu não atire em ninguém de quem nós gostamos.*


É muito fofo ver a relação entre Thorne e Cress. Apesar de não conhecê-la bem, os dois passam por trancos e barrancos e se tornam bem próximos. Fora que em Thorne nasce um senso de proteção quanto à Cress, justamente pela falta de experiência dela em tudo praticamente. Apesar desse senso, ele sabe que Cress é mais do que uma donzela em perigo.

Mas uma coisa que ela sabia era que não precisava mais ser salva.*

Falando em trancos e barrancos, tudo que o bondinho passa não é brincadeira. Na hora do resgate de Cress, a trupe é separada. Gente, momentos de tensão porque eu ficava agoniada com tudo o que eles estavam passando. Mas nem só de brigas e agonia vive Cress. Também temos altas revelações feitas pelo doutor Erland que muda todo o jogo. Meus sentimentos são resumidos no gif abaixo.


Nesse livro, somos apresentados a Jacin e Winter (mocinhos do próximo livro). Ainda não tenho muita opinião formada sobre Jacin. Achei ele um tanto mal amado e bruto, apesar de que quando foi preciso, ajudou a galerê. Já Winter, bem… só posso dizer que não tive as melhores primeiras impressões da garota, mas vida que segue.

Cinder e Kai têm seus momentos, também regados a altas revelações. Já Scarlet e Wolf não tem muito foco, porém suas situações foram algumas que me deixaram com o coração na mão. (#agoooooonyyyyy) Apesar de que algumas atitudes de Wolf me fizeram rir, mesmo meu coração sabendo que era errado. Iko como sempre roubando as cenas. Gente, eu quero uma andróide assim pra mim. As brigas entre ela e o Jacin foram as melhores.

A preocupação de Jacin logo se transformou em irritação.
– Sua nave tem umas prioridades muito estranhas, sabia?
– Iko. Meu nome é Iko. Se você não parar de me chamar de ‘nave’, vou cuidar para que nunca tenha água quente nos banhos, está entendendo?
– É, espere um minuto enquanto desligo o sistema de alto-falantes.
– O quê? Você não pode me emudecer. Cinder!*

Mais um detalhe que devo ter esquecido de comentar é a falta de triângulos amorosos nas histórias. Se amo? Amo sim com certeza para todo sempre! OK que quando é um triângulo bem construído e que tenha relevância na história, minha implicância é menos.

Revelações e mais intrigas foram mostradas em Cress e todas elas abriram portas para os acontecimentos em Winter. Só que vai esperar um pouco, já que vou ler na ordem dos lançamentos. Então só vou saber de tudo mesmo depois de Fairest (lançado no Brasil com o título de Levana).

 – Você mesmo disse que o povo de Luna precisa de uma revolucionária. [...] Então eu vou para Luna e vou iniciar uma revolução.*


Resenhas anteriores
Livro 1 - Cinder
Livro 2 - Scarlet

* Sinopse e quotes retirados da edição da Rocco Jovens Leitores

19 Comentários

  1. Aaah, Lu, eu estou alucinada para começar essa série logo!
    Estou esperando a black friday para comprar esse e mais alguns, hahaha.
    Todo mundo fala maravilhas, como você.
    E eu tenho certeza que quando começar vou ficar pensando como você: "por que demorei tanto a começar?".

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza!
    Todo mundo adora essa série.
    Um brinde à falta de triângulos amorosos hehehehe. Isso conta muitos pontos ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza! Tudo bem?

    Ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas me parece bem interessante!

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,

    Eu adoro quando os livros não tem o tal triângulo amoro, acho chato às vezes, principalmente quando não desenvolvem direito.
    Bom, está série de livros eu não tenho muita vontade de ler, mas gostei da sua empolgação!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca para ler esses livros. Já li diversas resenhas do primeiro e sempre penso: vou comprar logo, mas nunca faço isso! Não vou mentir, não li sua resenha por medo dos spoilers, mas quando eu iniciar as leituras volto aqui para ler o que você achou (mas só pela sua nota já vejo que é maravilhoso) e contar o que eu achei.

    Beijos
    Dani Cruz
    blogemcomum.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu!!!
    Eu tenho vontade de ler Cinder, mas ainda não tive oportunidade!
    Bom ver que a série tem funcionado pra você!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar dessa trilogia e tenho o primeiro volume em ebook, mas ainda não me aventurei nela! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  8. Oiii Luiza!!!

    Essa série é brutal! Também já li Cress e amei absolutamente tudo, vai ficando melhor com cada livro. Winter cairá ainda esse ano na minha TBR, por um lado dá até uma peninha terminar a saga, é boa demais.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Aih, sou louca pra ler essa série, mas ela nunca que abaixa de preço! Rs.
    =[

    Beijos

    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu! Flata de triângulo é tudo de bom <3 Realmente comprar tudo d euma vez é melhor, eu odeio ficar esperando as continuações, acho que vc fez super certo. Espero poder comprar os meus tb hehehehehe E muito bom saber que vc está amando a série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu não tenho muito interesse por essa série de livros... sei lá, não me chamaram tanta atenção hehe. Que bom que você gostou!
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Lu =)

    Eis uma série que todo mundo fala super bem e que embora no principio não tenha me chamado muito a atenção, agora anda me deixando levemente curiosa rs...

    Não sou fã de triangulo amorosos, mas se eles forem bem construidos até relevo eles na narrativa rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  13. Eu nem conhecia a série, mas fiquei curiosa e acabei lendo a resenha, mesmo podendo receber spoiler.
    A protagonista parece ser bem interessante, fofa e desenvolvida.
    Mas o que mais me encantou foi ler que não tem triângulos amorosos, porque Meu Deus, quem não enjoou disso ainda?
    Vou procurar conhecer a série e se puder, quero lê-la.
    Adorei a resenha!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lu!
    Só li Cinder e amei demais, tanto que entrou para a lista de livros favoritos! Cress está na minha lista de leitura, e pretendo ler ainda esse ano!
    Essa autora tem uma escrita incrível!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu! Tudo bom?
    EU TÔ BERRANDO TODA A MINHA VIDA COM ESSE GIF. Ele define o Kai e o Thorne a níveis estratosféricos que socorro!
    Que saudade dessa série </3 amor da vida demais.
    Thorne e Cress são meu otpzão da porra de Crônicas Lunares. Eu rolo no chão só de lembrar deles JKNASOFUASBUOGBASGUOBASGO
    Não tenha más impressões da baby Winter! Ela e o Jacin são MARAVILHOSOS. É um casal bem mais pro lado emocional/ peso da coroa e das responsabilidades, mas eles são maravilhosos. Não tem um casal nessa série pelo qual não valha a pena ter um avc.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Lu, triângulos amorosos nunca têm relevância, simples assim! Hahahahah
    Eu ri com esse gif da agonia aí! Hahaha

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu,
    Essa série é maravilhosa, fiquei pensando porque não peguei ela para ler antes.
    Preciso ler Levana que saiu recentemente.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu!
    Cress é a melhor personagem dessa série e fim de papo <3 Eu AMO ELA. MINHA CRUSH ETERNA. AHHH DEUS, MELHOR SÉRIE DE ROMANCE DISTOPICO. MARAVILHOSA DEMAIS ESSA MARISSA MEYER. Prepare-se para o último. Só tiro e sofrimento.
    E por falar em ter se perguntado porque demorou tanto, eu me pergunto a mesma coisa, mas fico feliz porque assim deu tempo de sair tudo KKKK pq esperar seria ainda pior.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)