Resenha #142: Paixão e Crime - João Paulo Balbino (Luva)

Título: Paixão e Crime
Título Original: ---
Autor: João Paulo Balbino
Série: ---
Páginas: 110
Ano: 2017
Editora: Luva (Cortesia)
Sinopse: Paixão e Crime. Duas palavras distintas, porém tão próximas. Não seria surpresa se você conhecesse ao menos uma história envolvendo ambas. Mas qual o elo entre elas? E quais barreiras morais uma pessoa seria capaz de transgredir por uma paixão? Sara – renomada psicóloga – ao manter um caso às escondidas com o namorado de sua paciente, jamais imaginaria que ele seria misteriosamente assassinado, o que a coloca em um dilema: contar o segredo e destruir sua carreira de sucesso, ou ficar em silêncio e despontar como a principal suspeita? Já Helena, serial killer que ganha a vida se prostituindo, descobre que sua última vítima mortal parece estar viva. Mas como?
Protagonistas de um dos trabalhos mais elogiados do escritor João Paulo Balbino, essas são duas das quatro personagens cujas histórias se interligam de forma surpreendente no decorrer de Paixão e Crime, desafiando a capacidade investigativa do leitor. Após sucesso na Amazon com o título Relatos de Paixões & Crimes, a obra recebe agora uma versão impressa, reeditada e ampliada.


Paixão e Crime reúne quatro contos que, aparentemente, não tem ligação alguma. Cada conto relata um crime - motivado seja por amor, paixão ou somente sexo.

No livro, cada conto é transcrição de declarações salvas em fitas cassetes que um ex-policial guarda como hobby. Em Dilema da Morte, vemos o dilema de uma psicóloga que mantém um relacionamento com o namorado de uma paciente e, quando este morre, esse relacionamento pode acabar com sua carreira. Em Misterioso homem em minhas fotos, uma jovem contrata um detetive particular para investigar a vida de um homem que conheceu na internet, mas acaba descobrindo que tem um stalker. Em Helena F. - Prostituta e Serial Killer, acompanhamos Helena tendo sua liberdade ameaçada com a volta de uma de suas vítimas. Em Proposta Indecente, conhecemos um pescador que é induzido a cometer um assassinato em nome do amor.


Os contos são curtos, mas são feitos na medida certa para te envolver e logo ansiar pelo final. De início, parece que a única ligação entre os crimes é o fato de terem sido passionais, mas não para por aí.

A escrita do João é rápida, direta, sem rodeios, mas bastante envolvente. Quando terminei os quatro contos, eu pensei naquele ditado "o amor é cego". Mas não somente o amor nos cega como também o medo. Além de movidas pelo amor, algumas atitudes dos personagens também foram movidas pelo medo, como em Misterioso homem em minhas fotos. Eis então que uma questão surge: será se essas pessoas foram punidas por seus crimes?. Algumas vezes, a punição vem de uma forma pior que ir para a prisão.

Não tenho o que reclamar da edição. Folhas meio amareladas, que não cansam a vista; fonte de tamanho bom também. E o início de cada conto é marcado por uma ilustração que tem relação com a história.



Gostou do livro? Ele pode ser seu! No final do post tem um formulário, mas leia bem as regras para não ser desclassificado:
- A promoção começa hoje (26/02) e vai até dia 12/03;
- Os participantes devem ter endereço em território nacional e preencher todas as entradas obrigatórias;
- Na opção "Visitar página" é necessário curtir a página;
- Quem está organizando o sorteio sou eu. Então, qualquer dúvida, entre em contato comigo;
- Para sua entrada ser validada, deixe um comentário plausível à resenha. Comentários como "gostei", "achei legal" e afins serão desclassificados;
- O blog não se responsabiliza pelo extravio, perdas, danos e não-entrega feito pelos Correios;
- O sorteio será feito em até três dias úteis e o vencedor será anunciado na página do blog;
- O vencedor tem até 72 horas para entrar em contato. Se não, o sorteio será refeito.

27 Comentários

  1. Oie
    Achei interessante serem contos que são declarações em fitas. Fiquei curiosa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bela resenha tal como esperava,Parabéns ao Joao P.Balbino

    ResponderExcluir
  3. Bela resenha tal como esperava,Parabéns ao Joao P.Balbino

    ResponderExcluir
  4. Luiza, eu amei!
    Acabei de ler uma resenha do mesmo livro antes de ler a sua e já tinha adicionado o livro no skoob. Que maravilhoso! Eu adorei esse negócio de contos interligados, fiquei morrendo de curiosidade e tal. Muito bom mesmo, tomara que eu ganhe! haha.
    Um super beijo!
    Thamiris Dondóssola, Blog Historiar

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza!
    Não conhecia o livro ainda, mas adorei a premissa dele. Também achei legal que a escrita é direta, não gosto de autores que ficam só enrolando.
    Estou participando do sorteio ^_^

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Sabe quando você não dá nada pelo livro pelo título ou capa? No início achei que fosse um livro bobo, sei lá, mas quando comecei a ler a resenha fui ficando curiosa!
    Quero muito esse livro, principalmente pelo primeiro conto Dilema de Morte, Meu Deus, fiquei completamente fascinada por esse conto. Ela tem um caso com o namorado de um paciente, isso é fascinante!
    Estou participando do sorteio, sim! Quero muito ganhar.
    P.S: Curti as páginas com o meu facebook pessoal (Gabi Gomes)!
    Adorei a resenha!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  7. Oi! Cada conto tem uma história bem interessante e que nos deixar muito curiosos. Mas o que mais estou tentando encaixar é como elas vão se ligar no final rsrs parece um bom suspense. Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza!
    Quando vi o número de páginas fiquei imaginando aqui como o autor conseguiu colocar toda essa carga de suspense e romance em menos de 150 páginas.
    Adoro esse tipo de livro com contos que acabam se interligando no final,principalmente quando se trata de suspense,claro kkkkkkkkk
    E essa capa hein?Muito show!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu! Eu não conhecia a editora, mas gosto de contos! E realmente existem coisas piores que a prisão. Parece ser mesmo uma boa leitura, bem agradável! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi
    parece ser uma leitura interessante, que bom que os contos são curtos, o que pode tornar eles bem mais dinâmicos.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que proposta diferente a desse livro. Como amante de suspenses policiais, já me interessei haha

    Abraço!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, tudo bem?

    O gênero do livro me interessa bastante, estou nessa ibe de ler contos. Gostei do autor ser direto e não ficar cozinhando a obra, isso é um ponto muito positivo. As quatros histórias tem um tema interessante, que de cara já deixa o leitor curioso. Fiquei com gostinho de quero mais! Sua resenha como sempre, bem direta!

    beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  13. Luiza!
    Livros de contos são maravilhosos porque podemos ter a opinião sobre determinado assunto de formas variadas. Aqui ver crimes relacionados ao amor, deve ser muito interessante e como falou, por amor se faz muita coisa, até o que não é aprovado...
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Lu, boa tarde e bom carnaval!
    Amo um livro criminal, ainda mais de contos. Fiquei super curiosa com essa relação misteriosa entre os contos! Não conhecia o livro mas agora fiquei super interessada!!

    Abraços!

    Face: Summer Leticia
    Email: leticialessio@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Vou ser sincera que contos não são meu estilo favorito, mas as vezes eu gosto de lê-los pois dão um descanso para a mente, e esses eu gostei muito, uma vez que gosto de investigações de assassinatos e esses tipos de crime.

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Não costumo fazer leituras do gênero, mas tenho tido cada vez mais curiosidade sobre livros policiais, suspense e thrillers.
    Achei interessante o autor interligar os contos, penso que a leitura fica mais envolvente e instigante.

    Bjs!
    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei muito da resenha do livro, ainda mas fez uma combinação perfeita pra mim já que ultimamente ando assistindo serie de policial, adorei..
    E algo bem interessante essas cada conto porque além de crimes sempre vai haver alguma paixão envolvente...!

    ResponderExcluir
  18. Oi!!
    Não conhecia esse livro mas gostei da proposta dele e por ser um livro criminal que é uma leitura que me agrada bastante. E adorei saber que o escrito ele é rápido e direto com sua história.

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro livros assim de suspense, esses livros conseguem me prender muito facil...rsrs
    Eu nunca li um conto assim, na verdade não leio muitos contos, mas eu gostei muito desse, e com certeza já esta na minha lista de desejados, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  20. UAU! Parace muito fod@! Eu sinceramente amo contos e crônicas, por serem em geral curtas e rápidas de lerem são uma das leituras que mais gosto, costumo ser muito afobada para ler livros. kkkk Quero logo saber o final e o fim do mistério. Vo uadicionar na meta de leitura, pois se não ganhar essse livro nesse sorteio vou juntar money e comprar! kkkk

    ResponderExcluir
  21. Tenho um ´problema com livros de contos, pois quando ele é bom sempre desejo mais da historia. Gostei do tema de cada conto e fiquei curiosa parra ler Dilema da Morte,
    Participando do sorteio.
    Participando
    Seguidor GFC: Luciane Eleoteria
    Nome Rafflecopter: Luciane Rodrigues
    luciane.eleoteria@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá !!!
    Parabéns pela resenha, gostei bastante do livro ele reúne quatro contos sobre assuntos que me interessam, fiquei curiosa para ler.
    Participando do sorteio
    gedianesantos49@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Contos sempre deixam aquele gostinho de quero mais. Todos devem ser bons, mas Helena F. - Prostituta e Serial Killer me deixou mais interessada, deve ter vingança e no final, pra quem vamos torcer? Porque Helena tb não é nenhuma flor, imagino.

    ResponderExcluir
  24. Boa noitee ;) Crimes passionais,contos,hummmmmmmmmm já adorei,doida pra conhecer melhor esse livro. jsl125@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas ele parece ser ótimo! Fiquei bem curiosa para realizar a leitura...

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Luiza!
    Não conhecia o livro, nem o autor pra falar a verdade. E fiquei bem curiosa pelos contos e esse "aparentemente" não tem ligação, fiquei curiosa. Adoro livros com a narrativa direta e sem rodeios, acho que pro gênero é ótimo.
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  27. Oi! Não conhecia o livro, mas apesar de não curtir muito contos, adoro crimes rs
    O fato de saber que os contos são interligados me deixou bem curiosa, pois de certa forma me lembrou a leitura que fiz e que gostei bastante de O vilarejo.
    Punição pior que ir pra cadeia? Com certeza existem várias, mas quero saber mais!
    Torcendo pra ganhar :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)