Resenha #134: The Beauty of Darkness - Mary E. Pearson (Henry Holt)

Título: The Beauty of Darkness
Título Original: ---
Autor: Mary E. Pearson
Série: The Remnant Chronicles #3
Páginas: 679
Ano: 2016
Editora: Henry Holt
Sinopse*: Lia sobreviveu a Venda - assim como um grande mal disposto a destruir Morrighan. E só Lia pode pará-lo.
Com a guerra no horizonte, Lia não tem escolha senão assumir seu papel de Primeira Filha, como soldado - como líder. Enquanto ela luta para chegar a Morrighan e avisá-los, ela encontra-se discordância com Rafe e desconfiada de Kaden, que a tem caçado por todo lugar.
Nesta conclusão para a trilogia Remnant Chronicles, os traidores devem ser erradicados, os sacrifícios devem ser feitos e as probabilidades impossíveis devem ser superadas à medida que o futuro de cada reino está na balança.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Escuridão era algo bonito. Um beijo das sombras. Uma carícia tão suave quanto a luz da lua. [...] Escuridão era minha aliada. Ela me fez esquecer o mundo em que estava e me convidou a sonhar sobre outro*

E é com estas palavras que se inicia The Beauty of Darkness.

Quando terminei de ler The Heart of Betrayal, eu já tinha The Beauty of Darkness em mãos. Porém, não emendei a leitura porque, apesar daquele final, eu quis realmente digerir e estar preparada para o final dessa trilogia.

Outro motivo que adiei a leitura foi porque gostei muito de The Heart of Betrayal. Muito mesmo. Por conta disso, fiquei com um cadinho de medo desse aqui me decepcionar. Pela nota, viram que não foi isso que aconteceu.


Aviso aos navegantes! Se você ainda não leu The Heart of Betrayal, sugiro que pule os três próximos parágrafos, pois podem conter spoilers.

Esse é nosso sonho, Lia. juntos. Ninguém pode nos acordar.*

[ÁREA SUJEITA A SPOILER]

Se compararmos Lia que fugiu do casamento com a Lia de agora, são pessoas completamente diferentes. Designada a cumprir um papel na história e que não consultaram sua permissão, Lia cresceu bastante desde sua fuga de Morrighan e aprendeu que nem sempre o que ouvimos é verdade. Ela ainda é aquela menina sonhadora, mas seus sonhos mudaram. Agora, ela sonha em salvar seu reino, sonha em salvar os Vendans que ainda sofrem, e sonha em salvar até o reino de Dalbreck. Agora ela corre contra o tempo para que tudo isso aconteça. Terminei o livro gritando “ESSA É MINHA FILHA QUE PARI E VI CRESCER LINDAMENTE!”

No começo do livro, eu peguei um pouco de raivinha do Rafe por conta de algumas de suas atitudes, mas depois que deixei de ver vermelho e refleti sobre suas atitudes, creio que eu faria o mesmo no lugar. Além da ameaça constante contra a vida de Lia, agora ele exerce um novo papel em seu reino e isso o deixa dividido entre a mulher que ama e o reino que tanto precisa dele. Não que todas suas atitudes foram boas, mas eu entendo o que é estar entre a cruz e a espada.

Agora, com certeza, o personagem melhor construído foi Kaden. Pearson conseguiu trabalhar bem todas as nuances do personagem. Seu ódio por Morrighan e lealdade cega em Venda e o Khomizar se transformando em decepção e dúvidas pelo último e sentimentos confusos quanto ao primeiro. Desde o livro anterior, a autora vem trabalhando nessa mudança em tudo que Kaden acredita e o trabalho foi realmente bem feito. Eu realmente me afeiçoei ao personagem desde The Heart of Betrayal e estava bastante receosa sobre seu destino.

[FIM DA ÁREA SUJEITA A SPOILER]

[...] menos pudesse ser mais, o grande propósito que minha mãe sempre esperou por mim.
Talvez menos pudesse ser o bastante*

Durante boa parte do livro, eu tive uma tensão em algo que temos certeza que vai acontecer. E quando acontece, não é aquele típico tiro, porrada e bomba loucão para todos os cantos, mas ainda assim precisei de um colete novo. Fiquei desesperada e quase que acabo com as minhas unhas.

Se você espera algo como tiro, porrada e bomba de verdade verdadeira o livro todo, vai se decepcionar um cadinho. Como estamos vendo desde The Kiss of Deception, o envolvimento da história é a politicagem entre os reinos, com casamentos arranjados, ameaças de invasões, traições nos mais altos escalões da coroa, etc. E isso foi algo que gostei bastante. Obviamente tem um briguinha aqui, um enfiamento de espada ali, mas foi bem legal essa outra abordagem que a autora quis seguir. Fora que isso fez com o que o tal triângulo amoroso ficasse completamente em 10º plano.

Falando em amor, esse livro me surpreendeu com um casal que eu realmente nunca imaginei até uma amiga minha comentar esta então loucura comigo. Se vibrei? Com certeza, porque achei que foi um bom final para os dois e eles merecem.

Durante a trilogia, ficamos sabendo sobre a criação dos reinos através de alguns trechos de livros antigos. Seria interessante se autora lançasse um livro (UM LIVRO SOMENTE CÊ TÁ LIGADA, NÉ MOÇA?) contando em detalhes a história de Morrighan, Venda e como toda essa rivalidade começou. Aqui vemos um cadinho do reino de Dalbreck, mas sua origem não foi tão explorada. Então, minha sugestão: um livro contando a história dos três reinos.

"Traída pelos seus,
Espancada e desprezada,
Ela irá expor os maus,
Enquanto o Dragão de muitas faces
Não conhece fronteiras.
E, embora a espera pode ser longa,
A promessa é grande,
Para aquela chamada Jezelia,
Cuja vida será sacrificada
Para a esperança de salvar os seus"*

Pra terminar essa resenha, eu vi uma teoria de uma leitora no Goodreads que me deixou mindblowing. Tipo WOW COMASSIM!!!! Nessa teoria, ela diz que o cenário na história é na verdade um cenário pós-apocalíptico nos EUA. E a teoria dela é bem embasada com vários quotes que sugerem isso. Já aviso que pode ter spoilers, mas leia por sua conta e risco. Quem quiser arriscar seu inglês, veja aqui. Eu traduzi alguns dos tópicos, que você pode ler abaixo:

1- “Caminhamos por um longo caminho até Kaden finalmente parou em uma ruína despretensiosa, descansando a mão em uma árvore que envolve uma parede como dedos nodosos.”
- Isto costumava ser mais alto que qualquer torre em Venda’.
- Como alguém saberia? - Eu olhei para as paredes parciais que formaram uma enorme praça. As árvores cresciam sobre os restos como sentinelas torcidas. Nenhum dos restos reais eram não mais de uma dúzia de pés de altura e uma parede estava praticamente toda destruída. Parecia uma noção fantasiosa de supor que uma vez se erguia sobre toda a cidade. - Pode ter sido apenas as paredes de uma mansão - disse eu
- Não foi - disse Kaden com firmeza - Subia quase seiscentos pés até o céu.
- Seiscentos pés? - Eu resmunguei a minha descrença.
- Documentos foram encontrados que confirmá-lo. Tal melhor que eles podem decifrar, este foi um monumento a um de seus líderes. (The Heart of Betrayal)
---- O monumento de Washington é dito ser 555 pés de altura (~169,7 metros). E se você olhar para o mapa do país em Kiss of Deception, Venda é onde Washington DC é. O Rio Mississippi é onde o Grande Rio se encontra.

2- Eles também falam
“Era uma vez, criança / Há muito, muito tempo atrás / Sete estrelas foram lançadas do céu / Uma para agitar as montanhas / Outra para agitar os mares / Uma para sufocar o ar / E quatro para testar o coração dos homens / Mil facas de luz / Cresceram em uma grande nuvem / Como um monstro faminto / Apenas uma princesa encontro a graça / Uma princesa como você” (Contos de Morrighan)
---- Asteróides! Como com os dinossauros! Ou bombas!

3- “um momento em que você poderia pertencer a um lugar para sempre. Ama me disse isso, e às vezes eu sonhei que estava lá. Sonhava em lugares que nunca vira, em torres de vidro coroadas por nuvens, em pomares enormes cobertos de frutos vermelhos, em camas quentes e macias cercadas por janelas cortinadas. Estes foram os lugares que Ama descreveu em suas histórias, lugares onde todas as crianças da tribo seriam príncipes e princesas e seus estômagos sempre cheios." (Contos de Morrighan)
----Ela está falando de cidades como Nova York.

4- “Dizem que os Anciãos puxaram metais mais preciosos que o ouro do centro da terra - metais que eles giraram em asas de laço gigantes que voaram para as estrelas e voltaram” (The Kiss of Deception)
----Foguetes, espaçonaves ou aviões.

De início, eu fiquei com um pé atrás, mas depois de algumas passagens nesse livro sobre Os Últimos Testamentos de Gaudrel, tive a conclusão que toda essa história é um pós-apocalíptico e eu fiquei super estirada na BR. Naquele momento, eu estava virando as páginas do livros com os pés porque estava batendo palmas com as mãos. Fora que fiquei mortíssima com a referência que a Pearson faz à Sarah J. Maas.

The Beauty of Darkness é um ótimo final para uma trilogia que mereceu todo o sucesso e elogios que recebeu.


Resenhas anteriores
Livro 1 - The Kiss of Deception
Livro 2 - The Heart of Betrayal

[UPDATE dia 07/02] Mary anunciou no twitter um spin-off da trilogia. Será uma duologia, com o nome do primeiro livro sendo Dance of Thieves e abordará a história de uma ladra redimida, enviada para investigar um distúrbio em uma terra distante, onde ela encontra-se concordando com o líder de uma dinastia fora da lei. O livro está com previsão de lançamento internacional para 2018.


*Traduções feitas por mim


26 Comentários

  1. Nossa parece ser muito bom...
    A capa é TOP!
    rsrs

    Beijinhos ♥
    *Blog Resenhas da Pam*

    ResponderExcluir
  2. Passando as páginas com os pés hahahahahah Aiiiiiii que bom que você gostou Lu, isso recomenda bem o livro e me deixa ansiosa para ter em mãos o desfecho dessa história. Quanta emoção e ansiedade Jesus!!! E sim, achei a teoria coerente, do jeito que a gente anda facilmente uma tragedia humanitária desse nível é possível de acontecer a qualquer momento, nunca se sabe quando tudo pode piorar até o ponto de ruir!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Não conhecia o livro, a capa me remete a um outro livro. Vou procurar para ler, fiquei curiosa sobre o enredo. Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza, tudo boom? Confesso que não li a resenha com medo dos spoilers haha Sou louca para ler essa série, mas nunca tenho tempo. Essa capa é maravilhosa né? A Darkside sempre arrasa.

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, nem li a resenha por questões de spoiler e eu quero muito ler o primeiro volume da série!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luiza.
    Que capa arrasadora é essa? Tomara que lance logo aqui para eu começar a ler a trilogia que só estou esperando lançar para começar a ler. Que bom que o final não decepcionou. Geralmente quando colocamos tantas expectativas acabamos nos decepcionando, que bom que isso não aconteceu.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Luh do céu! Eu terminei de ler o primeiro livro ontem a noite e ainda estou digerindo tudo o que li. Porque eu demorei tanto para ler essa obra prima? :O
    Eu to que não me aguento!!!
    Beijokas
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  8. Dicas ótimas de livros, tenha uma semana abençoada, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que livro incrível.
    Eu adorei e infelizmente não li os anteriores, mas irei ler.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, tudo bem?
    Acho as capas desses livros tão lindas!
    Ainda não comecei a série, mas com tantos elogios estou pensando em dar uma chance.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oie Luiza =)

    Eis uma série que tenho bastante curiosidade de ler, e por ser só três livros fica mais fácil. A minha única ressalva é que me falaram que os livros da Darkside tem muitos problemas com revisão e tradução =/

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. tive que pular algumas partes, por ainda não ter lido nenhum livro da série. Como acompanho as resenha de todos os livros, é inevitável a ansiedade. só não comprei ainda por achar o preço bem salgado, mas a sua resenha é bem instigante. beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu!! Pulei a parte dos spoilers pois ainda.não li o primeiro livros mas as capas são tão lindas que da muita vontade de ler!

    Beijinho
    eventualobradeficcao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deste livros, mas leio as resenhas e sempre são boas. Estou ficando curiosa! Sem contar que a capa é linda, não é?

    Adorei seu blog, estou seguindo!

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luiza!
    Eu comprei o primeiro livro da série, mas ainda não me aventurei na leitura, pretendo começar no mês que vem!
    Não vou ler a resenha por conta dos spoilers, mas fico feliz que tenha gostado, isso me anima ainda mais a ler essa trilogia!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Pulei a parte dos spoilers pq né... hahahhaha
    Cenário pós-apocalíptico? Como assim, gente? Será mesmo? Mas será que a autora não teria mencionado, quer dizer, será que ninguém perguntou pra ela no Twitter, Facebook ou whatever? Bizarrão! Hahahahah

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Nada melhor que uma trilogia terminada em um grande livro! Ainda não li a série, mas tenho que procurar urgente!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Luizaaaaaaaa. Como deve saber, amo spoilers e aqui estou lendo a resenha dessa série que não conhecia, mas já quero e muito o.o A capa é lindaaaaaaa e que bom que tudo terminou de forma ótima e bem escandalosa. é um saco quando terminamos uma série e no fim é bem meh ://


    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  19. MEU DEUS LU!!!

    AMEI A RESENHA, AMEI A SUA TRADUÇÃO, AMEI OS QUOTES E AMEI AS FOTOS ♥
    Como vc já sabe eu adorei a série. E queria muito saber o que ia acontecer nesse livro. Então eu li a sua resenha duas vezes (sim, duas). Eu digeri cada palavra e gostei de saber que o livro é pós-apocalítico. Não tinha parado para prestar atenção, pq me parece tão... sei lá, meio que não caio a ficha ainda :)

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lu. Ainda não li nenhum dos livros porque eu quero tê-los em mãos e acho que desfrutarei mais da leitura assim. Eu não sou fã de fantasia como bem sabe, mas essa história me pegou de jeito e estou louca para conferir. Não sei bem o que esperar do casal principal já que detesto triângulos amorosos, mas isso é algo que vou passar com toda a vontade, já que estou super ansiosa para ler.
    Beijo, Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  21. Olá Luiza!
    Eu estou totalmente in love com essa série. Vendo como a trilogia fechou de forma bacana vou correndo para ver se consigo comprar logo meu exemplares ^^
    Obriga pela ótima resenha.
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Lu!
    Adorei a resenha!
    Agora que a acabei quero mais do que tudo ler o final dessa teologia maravilhosa! ��

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu!

    Tua resenha é ótima <3 estou doida para ter o terceiro livro em mãos para terminar essa história fantástica <3

    Se você não viu ainda, tem esse livro aqui que conta um pouco mais sobre os primórdios:

    https://www.amazon.com.br/gp/product/B019N5WLKY/ref=oh_aui_d_detailpage_o01_?ie=UTF8&psc=1

    <3

    ResponderExcluir
  24. Qual a referencia a Sarah J Maas?
    Procurei e não achei...

    ResponderExcluir
  25. Terminei a trilogia, e.. Tô vendo que vou ficar de ressaca, pensando vários dias sobre a história de Lia e sua evolução, igual com Corte de rosas e espinhos da Sarah J Maas,Deus me livre, fiquei com tanta ressaca que li 5 vezes seguidas Corte de névoa e fúria.Enfim, a trilogia é maravilhoso não tenho nem palavras pra descrever, acho que li com tanta fome por mais, que acabei nem digerindo direito, vou ter que ler de novo kkk, e sim fiquei muito surpresa pelo novo casal, já tava sentindo algo no ar quando ele fez o parto. Kk amei. Vou ler de novo 🤤🤤🤤

    ResponderExcluir
  26. E eu que vim parar nesse blog literário pq tenho a mesma teoria sobre o mundo pós apocalíptico e comecei a pesquisar pra não achar que eu era doida, eu ainda achei outros indícios de que é em um mundo Pós apocalíptico além dos qie estão escritos aí

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)