Resenha #131: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz (Seguinte)

Título: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Título Original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Série: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe #1
Páginas: 392
Ano: 2014
Editora: Seguinte
Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.


Aristóteles e Dante são dois descendentes de mexicanos, que moram na cidade de El Paso. Os dois se conhecem durante um verão, quando Dante se oferece para ensinar Ari a nadar. A partir desse pedido, se inicia uma bela amizade e uma jornada de descobrimento do universo - e de si mesmo.

Ari é filho caçula, tem um irmão preso que ninguém comenta sobre e o pai traumatizado por tudo que viu na guerra. Isso tudo influencia um tanto na sua personalidade sarcástica e irônica. Logo no começo do livro eu me identifiquei muito com ele, que é uma pessoa um tanto fechada e gosta de sua própria companhia.

Dante é tudo que Ari não é: extrovertido e fala tudo que vem na sua cabeça. De início, eu tinha um pouco de birrinha com Dante (por motivos que não valem à pena explicar), mas à medida que a leitura ia avançando, comecei a simpatizar e gostar muito da amizade dos dois.


Ari e Dante foram personagens bem construídos. Visivelmente diferentes um do outro, acompanhamos os dois com suas dúvidas e descobertas na fase da adolescência. Por ser narrado por Ari, sabemos bem mais como ele se sente, mas Dante também vai contando suas experiências em algumas cartas.

Outros personagens que gostei bastante foram os pais de Ari e Dante. Em cada casal, um é diferente do outro, mas se completam. Os pais, além de seus filhos, foram personagens bem explorados e também tiveram um amadurecimento na medida certa.

O livro é narrado por Ari, mas eu gostaria que tivesse sido narrado por Dante também, principalmente em certos acontecimentos. Mas só a narração de Ari não foi de toda ruim. Com seu jeito peculiar de ser, em alguns momentos ele nos faz ri; em outros, ficar com o coração na mão.

Não se pode tocar aquilo de que são feitas as estrelas.

O que mais gostei na história foi como o fato do seu filho ser homossexual foi abordado. Em boa parte das histórias que já li, acontece que ou os pais ignoram isso dos filhos ou são homofóbicos ou um deles é. Aqui não e eu curti isso. Vimos os pais de Ari e Dante aceitarem seus filhos do jeito que são, sem aquele discurso que tudo isso é somente uma fase.

O livro pode parecer um tanto grande, mas a escrita do Benjamim é tão clara e fácil que a leitura vai passando sem perceber. Ele é dividido em seis partes, com capítulos relativamente curtos. E essa capa não poderia ser melhor, já que retrata muito bem a história.

Ari e Dante tem um final fechadinho, mas recentemente o autor anunciou uma continuação, que se chamará There Will Be Other Summers (na tradução, Haverá Outros Verões). De início, seria Ari e Dante, mas contado na visão de Dante, porém o autor mudou de ideia (#AMEM) e irá começar de onde terminou esse aqui. Esse livro ainda está em processo de escrita e tem lançamento internacional previsto entre 2017/2018.

24 Comentários

  1. Olá Luiza!
    Pelo titulo nunca pensei que o livro seria assim. Curti e fiquei curiosa para ler!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO DE 4 LIVROS + SACOLA DO SKOOB

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiza!
    Acredito que eu também vou me identificar com Ari.
    Já falei que estou com muita vontade de ler esse livro né?
    Adorei a resenha.
    Beijocas, Historiar

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, não sabia que o livro aborda um romance gay, super curti isso, eu já namorava essa capa linda a tempo, mas nunca nem tinha parado para ler uma resenha, agora tenho mais vontade ainda de ler!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  4. Nossa deve ser muito bom kkkkkkkkkkk gostei da resenha!!
    Interessante....

    Beijinhos ❥
    *Blog Resenhas da Pam*

    ResponderExcluir
  5. Gostei das divisões dos capítulos, affim fica mais fácil de ler ;D e a história tá bem original!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não conhecia o livro, que legal os pais entenderem de cara. É tão triste quando eles ignoram e maltratam os filhos. Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  7. Eu acho Dante e Aristoteles personagens históricos interessantes, por isso senti vontade de ler esse livro... depois descobrindo que o livro é sobre dois garotos me senti com mais vontade ainda de ler a história. Lu, vc escreveu uma resenha terna, acho que é a primeira vez que saiu daqui ser ter gargalhado, mas com um sorriso de ternura nos lábios...

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma bela leitura, de início achei que o tema seria outro por ter um título sugestivo, mas eu adorei.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Parece ser um ótimo livro, fiquei doida para ler ele. Acho a capa muito bonita, hehe.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nunca tive muita curiosidade com esse livro, por nenhum motivo em especial, mas gostei dessa diferença entre os dois personagens, como se um contrabalanceasse o outro.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu!
    Faz tempo que quero ler esse livro. Acho que uma das coisas mais bacanas de livros com essa pegada YA é que muitos deles abordam temas que precisam ser discutidos pela galera mais jovem, sabe?! Muito bacana os pais dos personagens tratarem com naturalidade da homossexualidade dos filhos.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muita ansiedade em ler esse livro, sempre que leio ou ouço uma resenha ou comentário, é sempre positivo. Deve ser muito bom!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luiza.
    Quando o livro foi lançado, eu tinha muita vontade de ler. Depois de um tempo, li uma crítica bem pesada sobre o livro e fiquei bem desanimado.
    Ao ler sua resenha, fiquei com uma outra impressão da obra. Acho que vou dar uma chance.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Luiza.
    Não sei porque tenho um pouco de preconceito com livros de nomes enormes hehe. Eu já li resenhas bastante positivas desse livro, mas ainda não é um livro que me interesse. Eu até leria se ganhasse, mas comprar acho que não vou não. E que bom que o outro livro será continuação porque ninguém merece ficar lendo a mesma história hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oii

    Esse livro não me é estranho..
    Mas nunca tinha parado pra ler nada a respeito dele..
    Achei a estória interessante!

    Beijos

    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiii Lu

    Não sei o que esperar de uma continuação repentina desse livro sabe? O final é tão fechadinho e sinceramente não vejo necessidade de prosseguir com a história mas... enfim, virou a nova mania dos autores pelo visto.
    Fico feliz de saber que vc curtiu o livro, a escrita é bem envolvente.

    Beijos

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza, tudo bem?

    Já tinha visto muitas pessoas falando muito bem desse livro, inclusive grande booktubers vivem indicando-o. Mas, eu não conhecia a história, sabia apenas que os personagens eram homossexuais. Então, adorei conhecer a história completa, saber que Ari e Dante são tão diferentes e que é exatamente essas diferenças que os completam. Também gostei dos pais deles não serem contra, pois já tira aquele clichê. Parece uma leitura linda. Agora tenho certeza que preciso ler!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  18. Oii, Luiza!
    Não conhecia o livro, mas já me interessei pela história só pela escolha dos nomes dos protagonistas hahahhaha Só fiquei um pouco receosa com essa sequência repentina! Pelo menos, não é só mudança de narrador (a única mudança de narrador que eu aceitaria é a de Crepúsculo com Midnight Sun que NUNCA aconteceu :( ). Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  19. Eita Lu, eu não sei em que mundo eu estava vivendo que não conhecia essa livro!! Adorei o enredo! Já quero conferir! Ah, adorei a foto tb! rsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  20. Tenho impressão que já ouvi falar kk mas, nunca li ;)

    http://ondeeufor.blogspot.com.br/
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  21. Oi Luiza!
    A capa desse livro é muito linda! Que bom saber que a história é tão boa quanto a capa, e que ela é bem diferente dos livros sobre o mesmo tema.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu,
    Acredita que eu nunca senti vontade de ler esse livro, rs?
    Acho que me empolguei um pouco por conta da sua resenha positiva, mas mesmo assim, confesso que não seria um livro que eu escolheria em uma livraria.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Luiza!

    Não conhecia o livro, más achei a premissa bem interessante e depois de ler sua resenha fiquei super curiosa.
    Amei essa capa ♡

    Beijinhos,

    💞Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
  24. Oi Luiza,

    Esse livro foi indicado e recomendado assim que lançou. Acho que não li uma única resenha que as pessoas não tenham gostado de pelo menos alguma coisa dele. Eu não li e nem sei se lerei, pois ele anda bem carinho e poucas pessoas trocam, mas tenho interesse. Gostei da resenha!!

    *Não sabia da continuação. =O

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)