Depois desse livro... #13: Arcade Fire - We Exist

Um livro, uma música, vários sentimentos

O post de hoje é especial e diferente dos outros. Não falarei somente de um livro, mas de uma música maravilhosa que se encaixa em vários livros.

A letra de We Exist, do Arcade Fire. A primeira vez que ouvi e prestei bem atenção na letra, me veio tantos livros na cabeça que eu não iria conseguir colocar somente um.

Livros com temáticas LGBT e livros com personagens com algum tipo de deformidade se encaixam perfeitamente nessa música porque, em algum momento da história, eles são tratados de forma bruta e preconceituosa. Alguns se "acostumam" com esse tratamento, mas ainda assim se questionam o porquê dessa forma. Até que eles se fazem ouvir, deixam de se esconder e gritam WE EXIST (nós existimos).

Escolhi dois que livros, cada um representando uma das temáticas que falei ali em cima. Em If I Was Your Girl, conhecemos Amanda, uma garota recém-chegada na cidade e em busca de um recomeço. Mas Amanda esconde um segredo: ela costumava ser Andrew. Já em Extraordinário, conhecemos o jovem Auggie, que nasceu com uma doença que deixou seu rosto completamente deformado.

Daddy it's true
(Pai, é verdade)
I'm different from you
(Eu sou diferente de você)
But tell me, why they treat me like this?
(Mas me diga, por que eles me tratam assim?)

Maybe it's true
(Talvez seja verdade)
They're staring at you
(Eles ficam te encarando)
When you walk in the room
(Quando você entra na sala)
Tell 'em it's fine
(Diga-lhes que tudo bem)
Stare if you like
(Encarem se quiser)
Just let us through
(Apenas nos deixem em paz)

Daddy it's fine
(Pai, está tudo bem)
I'm used to 'em now
(Estou acostumado com eles agora)
But tell me, why they treat me like this?
(Mas me diga por que eles me tratam assim?)


14 Comentários

  1. Oi Lu,
    Eu não conhecia a música, mas adoro quando uma letra de lembra outras histórias.
    Acho mágico!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como vc eu me lembrei de "Extraordinário" ao ler a letra da Música.
    Essa música além de ter uma letra bacana, ela é muito gostosinha de ouvir. Gostei de conhece-la.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oláá!
    Muito boa essa música!!
    Eu tinha visto a resenha do Extraordinário, mas ainda não li do If I was your girl.. Fiquei interessada também!!
    Ahh estou seguindo o blog :))
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho incrivel como você consegue relacionar os livros com as músicas, haha
    Bom, eu nunca li esses livros então não posso dizer se concordo ou não, mas acho a banda bem daora.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Arcade Fire é incrível né?
    Adorei a associação que você fez, sou apaixonada pela banda e adoro o seu gosto musical.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luiza.
    Eu não sou muito de ouvir músicas, por isso não conhecia essa. mas a letra casa bem com os livros que você citou mesmo. Mesmo não tendo lidos eles ainda, pelo tema que eles apresentam, acho que tem tudo a ver.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, eu gosto do som de Arcade Fire, mas nunca tinha pensado em relacionar a letra dessa música com livros, achei super inteligente <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, tudo bem?
    Adorei a escolha da música com a temática. Aliás, fiquei bem curiosa a respeito de If I Was Your Girl, parece interessante!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza, tudo bem?
    Eu não conhecia a música, mas pelo que li, a música encaixa bem com a temática.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amei os assuntos aborados, amei conhecer essa música! =)

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu

    Não conhecia Arcade Fire nem a música, mas ela realmente casa com muitos livros. Eu não li Extraordinário ainda, tenho preguiça. E tenho que ler logo If I Was Your Girl!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Olá. Eu não conhecia a banda então imagina a música, é completamente diferente do que já escutei e bastante real, transmite aquilo que muitas pessoas sentem ao se declarem LBGT.
    Abraço! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Não tenho essa habilidade de relacionar uma música com um livro, eu tenho dificuldade até de ouvir uma playlist quando leio. Achei muito legal.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)