Resenha #4: Celular - Stephen King (Suma de Letras)

Título: Celular
Título Original: Cell
Autor: Stephen King
Páginas: 424
Editora: Suma de Letras
Ano: 2014
Sinopse: Onde você estava no dia 1º de outubro? O protagonista Clay Riddell estava em Boston, quando o inferno surgiu diante de seus olhos. Bastou um toque de celular para que tudo se transformasse em carnificina.Depois de anos de tentativas frustradas, o artista gráfico Clay Riddell finalmente consegue vender um de seus livros de histórias em quadrinhos. Para comemorar, decide tomar um sorvete. Mas, antes de poder saboreá-lo, as pessoas ao seu redor, que por acaso falavam ao celular naquele momento, enlouquecem.
Fora de si, começam a atacar e matar quem passa pela frente. Carros e caminhões colidem e avançam pelas calçadas em alta velocidade, destruindo tudo. Aviões batem nos prédios. Ouvem-se tiros e explosões vindos de todas as partes.
Neste cenário de horror, Clay usa seu pesado portfolio para defender um homem prestes a ser abatido, Tom McCourt, e eles se tornam amigos. Juntos, eles resgatam Alice Maxwell, uma menina de 15 anos que sobreviveu a um ataque da própria mãe.
Os três sortudos — entre outros poucos que estavam sem celular naquele dia — tentam se proteger ao mesmo tempo em que buscam desesperadamente o filho de Clay. Assim, em ritmo alucinante, se desenrola esta história. O desafio é sobreviver num mundo virado às avessas. Será possível?


Com a temática de Halloween desse mês, todas as resenhas serão de livros do Stephen "The" King. Acho que ele é uma das maiores referências de terror na literatura.

Pra começar, esse livro não tem nada a ver com o filme Celular, só pra deixar claro. Bom, Stephen King é Stephen King. O cara é fera, sem comentários. Sou suspeita para falar porque, como foi visto, sou SUPER FÃ dele. Todos os seus livros são ÓTIMOS! Pelo menos, todos os que eu li...

Celular é um livro para aqueles que são fãs de suspense com um toque de humor negro. Ou seja, fãs do King. Com direito a zumbis do tipo Madrugada dos mortos e teorias de cérebros "formatados", Celular te prende do começo ao fim.

Os zumbis citados acima são os fonáticos: pessoas que estavam ao celular às 15h03 ficaram malucos porque ouviram algum tipo de sinal ou pulso. Dei o exemplo do Madrugada dos Mortos porque eles se parecem: matam tudo e todos que vêem pela frente. Porém, depois de algumas páginas eles passa do nível de zumbis canibais para andróides catadores de eletroeletrônicos. Nessa fase andróide, eles param de querer mata tudo mundo (e eles mesmos) e começam a manusear ferramentas, ouvir música (até zumbis não resistem à música) e conversar por telepatia (coisa que achei legal pra um bando de zumbis surtados...). Eles ficaram tão evoluídos que podem entrar nos sonhos dos "normais". Loucura não?

No meio dessa loucura total, está um pai desesperado para achar o seu filho. Clay foge e, nesse meio tempo, salva duas pessoas - Tom e Alice - e conta com a ajuda deles para achar o seu filho. Mas, havia uma pedra no meio do caminho e no meio do caminho havia uma pedra. No caso, um monte de fonáticos doidos. No decorrer do livro, você se questiona: eles vão conseguir ou morrer? A verdade é: você nunca sabe o que vai acontecer até chegar à outra página. Experiência própria.

O livro conta com algumas cenas muuuuito bizarras, até para o King. Como a cena em que um monte de fonáticos estão deitados em morro, cantando. Detalhe: todos cantam a mesma música. E, como não bastava essa cena, ainda há o cara de Harvard que parece ser os resquícios de consciências dos fonáticos (ou será uma invenção deles?)

O livro só não foi escândalo porque o final deixa muito a desejar e, também, te deixa na dúvida. Fora algumas coisas que não são explicadas no livro... Porém, já percebi que isso é uma característica do King; deixar a gente matutando sobre o final.

No ano passado, começaram as filmagens da adaptação, que será estrelada por John Cusack. Até onde eu vi, estava prevista pra estrear esse ano mas, não sei rola não. Melhor aposta: ano que vem, infelizmente.

Anyway... fora o final e otras cositas más, o livro é muito bom. EU RECOMENDO!

22 Comentários

  1. Oi Luiza, tudo bem?
    Livro esquisito e tenso heim? kkk
    Eu não curto terror, nem mesmo na leitura, por isso esse eu passo.
    Com certeza Stephen King é o cara neste gênero, pelo menos é assim que os leitores e a crítica o vêm.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu nunca li nada do escritor? Todos falam que ele é um super gênio do terror, mas não me animo para ler.
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, então dei uma lida rápida na resenha para preservar ao máximo as surpresas ;)
    Mas uma coisa posso dizer que concordo plenamente com você: Stephen King é Stephen King! Inclusive minha leitura do momento é "O Iluminado". Uma releitura, na verdade, em preparação para Doutor Sono que deve ser ótimo como quase tudo que ele faz ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem??? Eu comecei a ler esse livro, mas achei muita piração kkkk. É muito a "mulher do terninho de poderosa" kkk, odiei. Na verdade não curti muito o trabalho do autor. Depois dele li Misery e também não curti. Achei a escrita do autor muito fora da casinha kkkkk, mas quase todo mundo ama, então eu sou a fora da casinha kkkkk
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Eu tenho uma relação de amor e ódio com o autor. Tem livros que amo e outros até chego a dormir enquanto leio de tão chato. Esse eu ainda não li, mas li algumas resenhas bem positivas dele. Assim que der eu vou ler. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiza,
    Sou apaixonada por King, li apenas um livro seu: Sob a Redoma e ele me conquistou.
    Um dos livros que mais tenho vontade de ler dele é Celular. Parece ser um livro tenso e muito bom de ser lido. Adorei sua resenha só fiquei um pouco chateada pelo fato de o final ter deixado a desejar, mas acredito que valha a pena.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai Luiza...
    Minha primeira visita ao seu blog e já me deparo com uma resenha do meu autor favorito! Stephen King, é sem dúvida, THE KING!
    Todos os livros são realmente incríveis! Esse cara é fo%$#@
    Ops!
    Rs...
    Então, comprei Celular recentemente mas ainda não o li! Já estava ansiosa... E depois de sua resenha, fiquei ainda mais!
    Adorei!
    E, como vamos ter várias resenhas do King aqui, passarei todo dia na esperança de ter algo novo! Nos faça uma visita também!

    °(^ . ^)º

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Olha, não curto muito esse tema mais parese ser bem interessante.

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
  9. Arrasou! nada como Stephen King para a temática Halloween! Eu já vi os filmes que foram adaptados dele, mas nunca encarei um livro, acho que começarei com esse e criar logo vergonha na cara! rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luiza! Tudo bem? Até então eu só li um livro do Stephen King ("Carrie, A Estranha"), mas confesso que tenho muita vontade de ler outros livros dele. O autor tem uma excelente escrita e arrasa na construção de seus personagens. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Humm, então quer dizer que o final é meio duvidoso...quem sabe no filme ele não seja melhor explicado né. Faz tempo que não leio nada do autor, adoro livros eletrizantes e leria este numa boa.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza,
    Sou mega fã do King e quero conferir Celular faz tempo. O problema é que quero edição fisica, e a suma só lançou o livro em ebook (provavelmente esperando o lançamento da adaptação).
    Fiquei curioso para saber exatamente o que vc nao gostou no final.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Nunca li nada do Stephen mas tenho MUITA vontade! São infinitas recomendações!
    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos!
    Seja bem vinda ao meu blog.
    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza!
    Eu adoro Stephen King, livros e os filmes que foram adaptados do seus livros. Tenho alguns livros dele, porém este livro eu não tenho e tenho muita vontade de ter. Adorei sua resenha.

    Bjão

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Aí está um autor que, pelo que as pessoas falam, é feito para mim, mas que até hoje não tive a oportunidade de apreciar.
    Suspense, terror, humor negro... Tudo isso me interessa imensamente em um livro, e a premissa desse aí em particular me encantou. c:
    Espero poder ler algo do Stephen King o mais rápido possível!

    Grande abraço!
    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/
    http://saletadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oláá, tudo bem??
    Eu sou louca para ler Stephen King, mas ainda não li uma obra dele, estou pensando em começar por Fortaleza Digital haha
    Pela sua resenha o livro parece ser muito bom, fiquei curiosa, talvez o adicione a lista após o Fortaleza Digital haha
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lu, tudo bem?

    Nossa, que livro mais viajante na maionese, gente! hahahaha
    É tudo meio bizarro, né? Eu só li um livro do SK e nem me lembro direito.
    Eu achei o enredo de 'Celular" bem bizarro, mas é interessante. Que pena que o filme não vai mais estrear esse ano.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    O livro parece ser bem bacana, só li uma obra desse autor até hoje, mas gostei muito e confesso que passei a admirá-lo. O motivo que justifica o fato de eu ter lido poucas histórias do King é que o gênero que ele escreve realmente não costuma me agradar.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiza,
    Tenho um sério problema com o King. Li um livro dele e partes de outros e não consigo gostar. Pra dizer que não tentei, vou ler sob a redoma e tentar um outro que me indicaram. Mas olha não curto muito a escrita dele e pelo final kkkkkk não vou ler esse, mesmo amando zumbis. Mas gostei da resenha e fico feliz que seja fã dele. Eu sou fã do Joe Hill. Beijos Elis!!!

    P.S: Te indiquei pra uma TAG lá no blog.

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oi Luiza! O homem sabe criar tramas assustadoras e mirabolantes, eu adoro seu trabalho e se estivesse com tempo leria vários este mês. Uma pena o final não ter sido tudo aquilo, mas ainda assim a história parece ser intrigante na medida certa,

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Oi Luiza!
    Nossa, livro mais que recomendado!!
    Adorei a dica!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)