Resenha #262: Simon vs A Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli (Intrínseca)

Título: Simon vs A Agenda Homo Sapiens
Título Original: Simon vs the Homo Sapiens Agenda
Autor: Becky Albertalli
Série: ---
Páginas: 272
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.


A adaptação de Simon vs A Agenda Homo Sapiens (que agora vai se chamar Com Amor, Simon) está batendo na porta e eu decidi que iria ler porque né.. Terminei o livro com uma mistura de sentimentos e não sabia se tinha gostado ou não. Fiz essa leitura conjunta com o David (blog Território Geek Nerd) e tivemos as mesmas conclusões.

Vamos para os pontos positivos. Um deles é a história. Achei interessante esse mistério do Blue e o fato de Simon ter se aceitado gay mas que não sente ainda a coragem necessária para verbalizar. Ao longo da história, vamos acompanhando como Simon e Blue se ajudam nesse quesito.

A escrita da Becky é bem de boas. Simples, direta e bem fluida, faz com que você leia o livro bem rapidinho. Os capítulos são relativamente curtos, alguns contam com as trocas de emails entre Simon e Blue.

Agora vamos para os pontos negativos. O principal deles é que não consegui me conectar com nenhum personagem, nem com o próprio Simon. Passei metade do livro numa leitura dita mecânica e robótica, não sabendo como se sentir em relação a todo mundo. Esse sentimento só foi mudar depois de um certo acontecimento, que me fez simpatizar com o cara. O único momento que eu conseguia me conectar um pouco com os personagens era na troca de emails entre Blue e Simon.

Segundo ponto é justamente a narração de Simon. Tudo acontecia muito rápido e por vezes eu me via confusa não só no tempo espaço, mas até entre os diálogos entre os personagens. Fora que, a partir da exposição tour estrelada por Simon, eu senti uma mudança gritante não só no clima na história, mas até no modo como ela foi escrita. Foi como se a Becky que escreveu o início do livro não fosse a mesma que terminou.


Último ponto e o mais gritante de todos é justamente a falta de desenvolvimento dos personagens secundários. Eu terminei a história sabendo vários nadas sobre os amigos de Simon, suas irmãs, seus pais.. Do jeito que eles apareciam, eles eram deixados de lado em um passe de mágica e isso me incomodou muito. Apesar do foco ser Simon, creio que também teria espaço para explorar um pouco mais sobre a novata Abby, Nick e, principalmente, Leah e sua constante raiva de tudo e de todos (sério, não entendo).

Sobre o mistério de quem foi Blue, bem… foi o que me sustentou na leitura toda e confesso que fiquei meio frustrada quando foi revelado. Eu tinha altas teorias e candidatos a Blue, mas nenhum correspondeu à expectativa.

No fim da contas, eu terminei Simon vs A Agenda Homo Sapiens sentindo o mesmo quando terminei Tudo e Todas as Coisas: foi bom, mas poderia ter sido bem melhor. Pelo que vi do trailer, já sei que fizeram algumas alterações na história, fazendo com que aqui seja o caso de que a adaptação (mesmo não sendo fiel) vai me agradar mais que o livro.

18 Comentários

  1. Oi, Lu
    Pelo trailer do filme parece que vai ser aqueles filmes que vão aquecer o coração da gente, mas só de ter alterações dá pra perceber que será melhor que o livro. Eu pensei em comprar ele mas fiquei com um pé atrás, então que bom que não gastei dinheiro a toa.
    Acho esses enredos assim, com mudanças bruscas das cenas e estas demais características citadas acima, parecida com As vantagens de ser invisível, que por sinal gostei mais do filme que do livro. Só espero que a gente goste!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Com o lançamento do filme, fiquei curioso em conferir o livro, quem sabe em breve...
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Oiii Lu

    Esse livro é exatamente como Tudo e todas as coisas, teve todo aquele hype e tals mas na hora do vamos ver falta várias coisas, tem um monte de detalhes desaproveitados, sei lá. Realmente os personagens secundários e nada é a mesma coisa pois o leitor fica boiando com respeito à eles. Vamos esperar a adaptação e as mudanças que fizeram, talvez realmente agrade mais.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiza
    Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro quando soube que o protagonista gay era um adolescente pois muitos livros/filmes que trazem algum personagem gay que eu conheço são sempre adultos e já não tem mais duvida sobre sua sexualidade, e Simon vs a agenda homo sapiens me deixou bastante curiosa para saber como um adolescente lida com o descobrimento de sua sexualidade considerada não comum. Fico feliz que tenha gostado do livro mas é uma pena que não tenha te impactado tanto!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que ruim finalizar a leitura com essa sensação.
    Eu não li esse livro ainda, mas desde o início não tive interesse.

    Abraços
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Nossa, que pena que o livro não foi bem o que você esperava. Faz tempo que eu li este livro e na época eu lembro que devorei, li super rápido e curti a trama. Estou curiosa pela adaptação.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu!
    Não acredito que você não gostou tanto! Eu adorei <3
    Concordo com você quanto os personagens secundários e Leah. Ela até me irritou um pouco por todas aquelas caras feias sem motivo. Sem falar que fiquei com vontade de gritar para ela crescer em vários momentos.
    Mas de resto, eu achei bem fofinho e uma leitura gostosa.
    Estou com grandes expectativas para o filme, espero que seja bom!
    Beijinhos,


    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  8. Eu to super ansiosa pra ler antes do filme estrear e depois da sua resenha fiquei mais cautelosa. Gostei demais dos pontos que você colocou e eu quero muito ler pra ver se concordo ou não. Vamos ver né haha

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu!
    Entendo suas colocações negativas, mas gostei um tantinho desse livro. ♥
    Um super beijo!
    Thami, Blog Historiar.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, eu só vi o filme até o momento, mas já me contaram mesmo que tem modificações. Eu gostei muito do filme, achei mega sensível e um pouco mais complexo que Tudo e Todas as coisas. Ainda quero ler o livro pq eu gostei da trama!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu!

    Poxa vida, que pena que o livro decepciona em alguns aspectos, é bem ruim quando a gente não se conecta com os personagens, na maioria das vezes a gente nem consegue captar total a mensagem da obra. Quem sabe conseguiram melhorar esses detalhes com a adaptação!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Bom, agora que me ajeitei em casa, vou começar a ler, anotando as dicas.

    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. É foda quando a gente não consegue se conectar com os personagens. Eu Nenly & Nenlerey, nunca chamou minha atenção e nem vou gastar dinheiro pra ver o filme... rs

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!

    Eu vejo tanta gente falando e postando sobre esse livro, mas nunca me senti interessada em ler e, apesar de na tua resenha ter classificado ele bem, não tenho muita vontade de me jogar nessa leitura.
    Uma pena que ficou frustrada no final, eu fico muito chateada quando as expectativas são frustradas no final.
    Enfim, faz parte1

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu,

    Desculpe sumir assim, rsrs
    Estava viajando e depois correria né...
    Quanto a este livro, tenho vontade de ler, mas só pq achei interessante o trailer do filme, e claro, o enredo me chamou atenção também.
    Bom ler tua resenha e ver esses pontos positivos e negativos!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  16. Eu queria muito poder ler o livro antes de assistir ao filme mas infelizmente não vou conseguir fazer isso por falta de granas... rs mas a hype é tão grande sobre esse livro que fiquei surpresa por você ter apontado esses pontos negativos, gostei da resenha sincera.

    beijos
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu!
    Ótimo o livro ter capítulos curtos,dá tempo da gente dar uma respirada entre um capítulo e outro kkkkkkk
    Comprei recentemente,mas tô com muita desconfiança nessa leitura.Nem li ainda,mas por tudo que já ouvi falar,tenho certeza que também vou ficar meio decepcionado com o mistério,mas quem sabe...
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)