Resenha #5: O Iluminado - Stephen King (Suma de Letras)

Título: O Iluminado
Título Original: The Shining
Autor: Stephen King
Páginas: 463
Ano: 2012
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.


O Iluminado conta a história de Jack Terrance, um escritor decadente e ex-alcoolatra, sua esposa Wendy e seu filho, Danny. É oferecida a Jack um emprego de zelador em um hotel nas montanhas e ele ve essa oportunidade como um recomeço para sua família. O hotel em questão é o Hotel Overlook, que está fechado por causa do inverno. Logo, a família será as únicas pessoas a estarem por lá, responsáveis pela manutenção do hotel até que ele reabra na próxima temporada.

Logo quando chegam, Danny percebe que há algo diferente no hotel. Danny tem uma percepção do ambiente diferente de pessoas normais. Por isso ele é chamado de Iluminado. E é esse dom – ou maldição – que vai ajudar Danny a salvar sua vida e a vida de sua família quando começam a acontecer coisas estranhas e malignas no hotel.

O Iluminado foi o segundo livro do King que eu li e foi onde me apaixonei mais ainda por suas histórias. Na verdade, esse foi um dos primeiros livros que li quando comecei minha vida literária. E não me decepcionei.

Esse livro tem uma carga bem pessoal do King. Jack é baseado na sua história de vida quando, depressivo, queria desistir de publicar Carrie, A Estranha. Graças a Deus que ele não desistiu e hoje se tornou um dos meus autores favoritos.

O começo do livro é bem arrastado, o que achei normal já que a história se passa num hotel no meio do nada. Esse livro faz jus ao ditado “os fins compensam os meios”. Os últimos capítulos são eletrizantes que eu não conseguia parar de ler. Lembro que terminei de ler na madrugada. Resultado: tive uns sonhos “bacanas” com Danny e o hotel.

O terror apresentado nesse livro é diferente do apresentado em outros livros. Em It – A Coisa, temos um palhaço do capiroto que até hoje me dá medo; Carrie, uma menina com poderes paranormais atrás de vingança; e por aí vai. Aqui, temos o terror psicológico. O hotel é uma entidade viva e brinca com a vida das pessoas que ali entram. Sua história é cheia de sangue e morte. Não seria diferente com a família que agora habita por lá.

Quando li esse livro, não sabia que havia uma adaptação dele até um amigo meu me dizer. Stanley Kubrick foi o responsável para levar esse livro aos cinemas. Na época, fiquei bem interessada em assistir mas, ao acabar o livro, fiquei numa ressaca mental tão grande que nem queria saber sobre ele durante muito tempo. O Stephen King diz que essa adaptação foi a pior de todas as adaptações que fizeram de seus livros (e olha que tem muita) (isso porque ele ainda não viu Under The Dome). Como ainda não assisti, não tenho opinião formada sobre isso.

Em 2014, foi lançada uma continuação chamada Doutor Sono, com Danny como foco. Ainda não tive a oportunidade de ler mas, está na listinha.

Espero que eu tenha despertado a curiosidade de vocês parar dar uma passadinha no Hotel Overlook.

19 Comentários

  1. Carrie assombro minha infância...kkkkk
    Quero muito ler algum livro do King pq adoro as adaptações. Começarei por esse com certeza!
    Indiquei o blog para responder uma TAG. Espero que goste! http://gatitaecia.blogspot.com.br/2015/10/tag-hall-of-shame-literario.html#more

    Estou seguindo o blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oláá Lu
    Nossa, eu estou querendo muito ler um livro de Stephen King e algum do Dan Brown, ainda não conhecia esse, mas através da premissa e da sua resenha fiquei bem curiosa, com certeza vou querer ler *O*
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Ultimamente, estou correndo de terror, mas acredita que estou muito a fim de ler O Iluminado? Pois é. Quero ler, porque ganhei Doutor Sono e não ficar apenas no filme.
    Apesar de não ser tãooooo fã de terror, gostei muito de sua resenha; espetacular! :)

    Marquei você em uma TAG, veja ái:
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou tão suspeita pra falar do King, o Iluminado foi o primeiro livro que li dele e meu Deus, que medo. A escrita do King é tão leve, tão fluida que quando o livro acaba sempre fica aquele gostinho de quero mais.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler o Iluminado anos atrás. Mas abandonei, pois era em ebook e estava super cansativo. Mas já havia assistido o filme e gostado. Hoje estou com O Iluminado, para terminar de ler e Doutor Sono, Vamos ver se esse vai me dá medo, pois dos que li, nenhum me assustou até agora. Acho até leve os livros dele. Quanto a Carrie, gosto bastante da personagem, mas também não consigo ver terror na história, pode parecer loucura. Mas não consigo me assustar com Carrie (nem livro, nem filme) . Já vi o filme um milhão de vezes, e já li o livro duas vezes. Espero gostar bastante de Iluminado, como a maioria. :)

    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Oii,
    tudo bem?
    Até hoje não li nenhum livro dele, por ainda não ser o meu estilo de livro preferido.
    Mas quem sabe algum dia acaba lendo.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiza!
    "O Iluminado" também foi meu segundo contato com a obra do SK.
    Recentemente reli o livro para me preparar para ler Doutor Sono e foi nessa releitura que percebi algo que me faz concordar com você: o começo é arrastado mesmo. Mas depois vale muito a pena, não vale? ;)
    O filme é bom sim, mas concordo com o SK quando ele diz que é uma péssima adaptação, simplesmente porque não é compatível com o livro dele. É uma versão completamente diferente da história que ele criou. Ainda assim é um ótimo filme. Dá uma chance ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Quero muito ler esse livro.

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee.

    Menina, nunca li nada do autor, mas tenho Carrie e vou ler assim que possível. Vi apenas o filme.
    Ainda não sei se leria esse livro, mas um dia vou tentar, rs.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Esse autor é incrível e possui várias obras interessantes, entretanto confesso que seus livros não fazem meu estilo de leitura e, tendo admitido isso, digo também que por conta desse fato eu realmente não me interesso muito por suas obras.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Sabe que eu nunca li um livro dele, mas sua resenha me deixou com vergonha de admitir isso. Parece ser muito bom mesmo!
    Quero ver se depois do vestibular dou uma chance. Claro, It não está na minha lista, pois odeio palhaços, mas os outros dá pra tentar.
    Esse livro parece ser legal; terror psicológico me cativa mais.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  12. Apesar de adorar os livros do King, ainda não li a obra resenhada. Porém, Iluminado parece ser um livro incrível, principalmente porque brinca com o terror psicológico, algo que eu amo.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  13. Que blog lindo, mt organizado! Adorei a resenha, já tinha visto essa capa em algum lugar mas não sabia do que se tratava até agora. Sobre esse tipo de história: sou apaixonada! Já anoitei no bloco de notas do celular o título é uma leitura que, com certeza, vou realizar.
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br/ da uma olhadinha! Bjs
    ps: se seguir deixa um coment p eu rtb

    ResponderExcluir
  14. Olá, Luiza.
    Eu li esse livro tem uns 20 anos já hehe. Por isso não lembro detalhes da história, só do mesmo mesmo hehe. Eu assisti a adaptação com o Jack Nicholson e até hoje tenho medo dele. Quero reler para ler a continuação em seguida.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Que coincidência, no final de semana passado assisti ao filme (pela milésima vez). Estou assistindo alguns filmes de terror neste outubro em homenagem ao mês do Halloween, hehe. Nunca li o livro, mas sem dúvida leria sem pensar duas vezes.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que coincidência, no final de semana passado assisti ao filme (pela milésima vez). Estou assistindo alguns filmes de terror neste outubro em homenagem ao mês do Halloween, hehe. Nunca li o livro, mas sem dúvida leria sem pensar duas vezes.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu!
    Meu Deus, eu não passo nem perto dos livros do King KKKKKKKKKKK. Eu sou medroso demais. Nunca nem assisti filmes de terror, pq morro de medo. Esse mês o tema do clube do livro foi justamente mes do terror, ai eu simplesmente pulei, pq não dá. Ainda não estou pronto KKKKKKKK.
    Mas a resenha ficou perfeita.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. "Isso porque ele ainda não viu Under The Dome" ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM ME ENTENDE. Eu fiquei HORRORIZADA com aquela série... Com vergonha até hahaha.
    Não li nada do King, mas tenho It aqui, o maior de todos. Morro de medo de ler e não gostar da escrita dele, aí já viu, ter que empurrar mil páginas (e quarenta reais) sem gostar é difícil. Estou me preparando, um dia tomo coragem. O Iluminado é outro que me desperta interesse e provavelmente será o próximo caso o estilo do autor me agrade!!


    (Carol)

    Conhece o nosso blog? ourbravenewblog.weebly.com
    Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de amigos blogueiros :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)