Resenha #62: A Marca de Atena - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: A Marca de Atena
Título Original: The Mark Of Athena
Autor: Rick Riordan
Série: The Heroes of Olympus #3
Páginas: 480
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Sinopse: Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação, e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz.
Os problemas de Annabeth não param por aí, ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

A Marca de Atena começa onde paramos em O Filho de Netuno: Jason, Piper, Leo e Annabeth estão chegando no Acampamento Jupiter a bordo do Argo II. Eles não são recebidos muito bem. Afinal, um dragão de bronze fumegante não é lá a melhor bandeira de paz.

Após um mal-entendido, o Acampamento Júpiter declara guerra ao Meio-Sangue. Já não bastasse isso e a profecia dos Sete, Annabeth ainda tem de realizar uma missão dada por sua mãe, Atena: seguir a sua marca e vinga-la.

Pausa para eu comemorar a volta de um dos meus personagens favoritos: ANNABETH IS BACK, BITCHES!
É isso aí, galera! Agora os nossos sete semideuses da profecia estão juntos. Isso poderia ser considerado bom se não tivesse bem... se não tivesse uma profecia que, se não cumprida, pode ocasionar o fim do mundo pelas mãos de Gaia. Já não bastava a profecia, temos uma guerra eminente que ameaça o pouco de paz que se estabeleceu entre romanos e gregos. E não podemos esquecer a missão de Annabeth. Como isso tudo pôde acontecer entre O Filho de Netuno e esse livro? Amigos, até hoje espero o tio Riordan me responder isso.

A narração desse livro fica por conta de Percy, Leo, Piper e Annabeth. Confesso que amei o ponto de vista de Annabeth. Foi possível conhecê-la melhor e entender o porquê de algumas atitudes. Fora que compartilhamos o mesmo medo de aranha (bate ae, Annabeth o/).

As narrativas de Leo e Jason era bem mais leves se comparadas com Annabeth e Piper. As duas eram muito preocupadas com tudo e achei que essa intercalação entre tá tranquilo, tá favorável dos meninos e aimeudeusomundotaacabandoenaoseioquefazer das meninas deu uma equilibrada na história.

Falando em meninos e meninas, quatro dos nossos queridos semideuses são responsáveis também pelos momentos fofura do livro. Afinal, Annabeth reencontrou seu Cabeça de Alga e Jason e Piper começaram a namorar (de novo). Não que eu sentia falta de um romance na história, mas é sempre bom ter um ship para você ficar torcendo.

A todos do team Leo, ele está de volta para fazer parte do trio piadinhas para deixar o clima menos tenso. Nesse livro, ele descobre algo muito importante sobre seus antepassados, que tem em comum com Hazel e isso o fará ficar mais próximo de Frank.

Os nossos semideuses enfrentarão vários desafios (como sempre porque nada é fácil na vida dessa galera) pelo caminho até chegarem ao seu destino. Afinal, Gaia quer voltar e não vai deixar ninguém interferir nisso. Porém, eles encontrarão algumas ajudas inusitadas pelo caminho como, por exemplo, um dos semideuses mais famosos da humanidade.

Falando em desafios, nesse livro eu percebi que realmente Percy pulou a fila da sorte quando nasceu. Gente, desde o 1º livro láááá na saga dos Olimpianos, este menino não tem sorte. Acho que essa é uma das desvantagens de ser filho de um dos Três Grandes: todos querem matá-lo.

Tirando todo o sofrimento que Riordan nos fez passar, o livro continua no mesmo ritmo dos anteriores. Ouso dizer até melhor porque agora vemos mais da interação greco-romana. As cenas de batalhas, apesar de poucas, são eletrizantes também.

Uma coisa eu ODIEI: o final. Pessoas, me deu vontade de tacar uma bomba nuclear na cabeça do Rick, mas ele tinha de escrever alguma continuação plausível praquele final, então não concretizei meus desejos. Esse homem é do mau, gente. DO. MAU. Sério mesmo. Como ele termina daquele jeito? Minhas reações sobre esse final:

O. QUE. ACONTECEU?
De todos os livros que este ser troll escreveu, A Marca de Atena circula entre os meus favoritos. Realmente o Riordan sabe como prender as pessoas numa história.


Resenhas anteriores
Livro 1 - O Herói Perdido (The Lost Hero)
Livro 2 - O Filho de Netuno (The Son of Neptune)

17 Comentários

  1. Olá, Luiza.
    Eu dei uma parada nessa série em um livro antes desse; Até tenho a Marca de Atena em casa, mas estava desistindo da leitura. Já estava achando os livros do Riordan mais do mesmo. Porém, essa sua resenha mudou a minha visão. Fui convencido a dar uma nova chance para a obra.
    Percy realmente pulou a fila da sorte. haha

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,

    E eu que ainda não li nada do autor... Aff, preciso ler urgente né..
    Eu já percebi que adora os livros dele!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que tomar vergonha e começar a ler essa saga T.T todo mundo fala mto bem dela e eu nem faço ideia de como é a sensação! Adorei sua resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muuuuito bom. Beijinhos.
    http://www.amordeluaazul.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhh Lu, sua pessoa má hahhahah. Com essas resenha, não é que eu estou mega ansiosa para ler estes livros agora? O Rick é ótimo e acho que apesar de tudo que já ouvi de críticas de outras pessoas, acho sim que vou gostar :3 Tô pegando tudo que é spoiler aqui hahahha, mas foda-se hehehhe
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza, em primeiro lugar muito obrigada pelo aviso de Spoiler, eu não li o livro mas ainda assim li a resenha e como meu conhecimento da história é só pelo filme, spoiler não fez tanta diferença para mim, então tá ok. Bom saber que mesmo com o final que o Rick escreveu, esse ainda é seu livro preferido da série. Obs: Amei os gifs.
    Um abç,
    Gi (Boo Nina)
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua resenha, ri demais com os gifs kkkk
    Entretanto não curto muito o Rick não, mas que bom que tu gosta, mesmo odiando o final rsrs
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luiza.
    Faz tempo que li essa série e não lembrava bem dos acontecimentos, então fui relembrando com sua resenha hehe. Isso que é ruim de série, depois de um tempo a gente mistura todos os livros hehe. Leo é um fofo e realmente o Percy é o azar em vida. Também gostei da narração da Annabeth.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Leo é maravilhoso, um dos meus personagens favoritos não do tio Rick, mas do multiverso literário, quero muito saber como ele anda depois de tudo, vou ler "As provações de Apolo" esperando encontrar com ele sim ou com certeza?

    Nossa nem me fale desse final, você tem noção do quanto pareceu demorar até o lançamento da "A casa de Hades"? UMA VIDA E MEIAAAAAAAAAA!!!! E eu resolvi comprar o livro físico em pré-venda e ai foi um dos infernos da minha vida, quando chegou comi o livro com farinha, mas foi uma provação, esse foi um dos finais mais angustiantes da vida, só perdendo para o final de "A dança dos dragões" pq Martin é miserável e infinitamente menos pontual que Rick Riordan!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Ooi1 Acho que já comentei por aqui que nunca li essa saga, então eu sempre fico perdida com os comentários e resenhas principalmente de livros que não seja o volume um. haha

    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu!!
    Não é o tipo de livro que me interessa muito! :/
    E eu li um livro desse autor que não gostei nadinha, aff!
    Mas ficou muito bom seu post. Adorei os giffs kkkkk

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  12. Olá Lu, tudo bem?

    Menina tive uma crise de riso aqui meu deus HAHAHAH " uma bomba nuclear" foi o pior este foi uma das resenhas mais divertidas que já li, enfim li o primeiro livro que nem lembro o nome mais, adoro a Piper e o Leo, o Jason não me despertou tanto interesse, ele e um personagem comum na minha opinião, e caramba a Annabeth esta em todo lugar, todos os livros o.o eu comprei o box na seleção mais ainda não li todos, ok eu sei que preciso toma vergonha na cara HAHAHA enfim provavelmente vou odiar afinal assim como você fazer o que? Essa foi um das melhores resenhas que li aqui, adorei flor.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não preciso nem dizer que eu amo esse livro, né? Pois então, eu amo <3 Assim como todos os outros do Rick Riordan uheueheuheueh Esse cara é foda! Mas enfim, eu gostei bastante desse, mas curti ainda mais os próximos e.e

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu! Me divirto com suas resenhas passionais. Eu preciso ler algo deste autor ainda este ano, nem que seja apenas um livro, pois as obras deles parecem ótimas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Olá Luiza!
    Adorei esse gif do feels huahuahua me representa no final da leitura. Fiquei chocaaaaaaaaaaada. Vou começar hoje A Casa de Hades. Estou mega curiosa pois gosto bastante do Nico.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS NAMORADOS <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Nossa, você já inciou uma nova série dele e já está no terceiro livro, eu perdi muita coisa, risos... Eu tenho esse livro, mas não tenho todos dessa nova série. Acompanhei suas resenhas da série anterior do Percy e pelo visto você continua empolgada. Então, vou comprar os que estão faltando para ler as duas séries. Acho que esse ano ele lançou uma nova, salvo engano. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei a sua escrita. Eu comecei o livro agora e já estou amando ele. Parabéns❤️

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)