Especiais do Babado #3: Retrospectiva Literária 2015

Os melhores e piores de 2015
Fim de ano é sempre aquela época de parar pra pensar nos acontecimentos que passaram... Como, por exemplo, aqueeeela meta de leitura que estipulamos no começo do ano...

Bom, segundo o Skoob (até agora), eu li 48 dos 77 livros que estavam na meta. Mas sabe aquela sensação que você leu pouco? Pois é... A verdade é que nunca sigo os livros da meta do skoob #shameonme. Eu só coloco lá pra ter opções quando não sei o que ler. Por isso, eu sigo os conselhos da Dilma: deixo a meta aberta pra quando atingir, dobrar.

Baseado nas minhas 48 leituras do ano, eu escolhi as melhores e as piores leituras do ano. 

As melhores leituras de 2015

O Círculo Rubi: Bloodlines, assim como Vampire Academy, circula entre as melhores séries de vampiros que já li. Nesse livro, eu me despedi do vampiro mais lindo, fofo e maravilhoso da face da terra: Adrian Ivashkov. Richelle, mais uma vez, fecha uma série de um jeito magnífico e sempre deixando saudades dos personagens,
O Diário de Anne Frank: me arrependo amargamente de não ter lido esse livro antes. Anne escreveu seus pensamentos durante a Segunda Guerra, mas eles claramente poderiam ter sido escritos atualmente. Me vi afeiçoada com Anne de um modo que, apesar de saber como terminou sua vida, fiquei realmente deprimida depois da última entrada do seu diário.
Playboy Irresistível: melhor livro da série Irresistível, Will entrou para a lista de crushes literários. Engraçado, fofo, nerd e sexy, melhor combinação EVER.

Better Off Friends: virei super fã da Elizabeth desde que li The Lonely Hearts Club no ano passado. Esse livro não foi lançado no Brasil, infelizmente (e até onde sei). A história é muito fofa: a típica história de dois amigos que, de repente, se veem sentido algo mais um pelo outro.
Série Batidas Perdidas: somente esse ano conheci as obras da Bianca e entrou pro rol de melhores livros NA que já li. Recentemente, foi divulgada a data do lançamento do próximo livro e estou muito ansiosa, pois é a história que mais espero desde que Branca e Rodrigo apareceram no primeiro.

Bela Redenção: Thomas Maddox desbancou seu irmão no quesito Maddox favorito. Depois de ter achado Bela Distração uma história muito parecida com Belo Desastre, amei conhecer melhor Thomas. Gente como a gente, em Bela Redenção, Thomas sofre para poder superar seu amor antigo e abrir seu coração para Liis.
A Playlist da Minha Vida: confesso que comecei a ler esse livro porque sabia que iria citar algumas músicas, mas envolvida na história sem nem perceber. Fora que as referências musicais são as melhores possíveis.
Fangirl: primeiro livro que li da Rainbow e já sou fã daquelas de usar camisa I S2 Rainbow (nesse momento, sinto falta de emojis por aqui). Apesar de querer matar a Cath milhões de vezes por ser muito parecida comigo, o livro foi uma das leituras mais fofas do ano. (Resenha aqui)

O Vilarejo: um dos últimos livros que li e também me arrependi de não ter lido nada do Raphael antes. São contos que te deixam com a pulga atrás da orelha.
Proibido: esse livro acabou comigo. Sem mais. Fiquei destroçada depois daquele final. Para mais opiniões, leiam a resenha aqui.
The V Girl: infelizmente, acho que esse livro nunca vai ser publicado aqui no BR, mas quem arrisca no inglês, ele está disponível na Amazon americana. Com um plot distópico totalmente original, entrou para a lista dos favoritos e no bloqueio mental. Toda vez que sento para escrever uma resenha sobre ele, fico bloqueada. Ah sim! O plot: numa América pós-apocalíptica, onde estupro e escravidão sexual são legalizados, Lila Velez quer perder a virgindade antes que seja recrutada. Lila estava decidida a perder com seu amigo, até que a chegada de um estranho na cidade a faz mudar de opinião. Se lembram do Aleksey (Top Piriguetagem Literária)? Ele é o estranho (Está explicado o porquê da mudança de decisão da Lila).

As piores leituras de 2015

A Rainha Vermelha: não que tenha sido de toda ruim, mas achei mais parecido com um roteiro de filme do que um livro mesmo. Tanto que os direitos de adaptação já foram comprados. Não posso negar que foi uma jogada de mestre da Victoria juntar todos os clichês possíveis nesse primeiro livro de tão poucas páginas e fazer funcionar, mas foi muita informação jogada de uma vez e muitas coisas previsíveis.
Para Sempre Sua: esse eu comecei a ler de trouxa mesmo. Já odiando a série desde o primeiro livro, sou daquelas que não consegue largar até saber o final. A exceção ocorreu com essa aqui. História repetitiva, um monte de nada como respostas e só sexo, sexo, sexo. Eu curto romance erótico, mas aqui é um romance muito dependente, mais até que Christian Grey e Anastasia e comigo isso não funciona. Resultado: larguei na metade.
Sugar: outra história que não rendeu porque só foi sexo, sexo e sexo. Na verdade, não tinha história, só sexo e que era difícil de engolir como tudo chegou a isso.

É isso aí, gente... Essa foi a minha retrospectiva. Espero que ninguém tenha se ofendido com minhas opinões, pois quando me empolgo, não rola um filtro entre o cérebro e as mãos. Sintam-se a vontade para comentar suas melhores e piores leituras de 2015 nos comentários. See ya #xoxo

17 Comentários

  1. Proibido <3
    Medo desse V girl...
    Feliz Natal, flor!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Owww poxa não li nenhum desses livros. Mas tenho muita curiosidade para ler O Diario de Anne Frank e O Vilarejo.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  3. Li Sugar e super concordo, aquele livro nem estória tem, só sexo.

    http://blogfriendzone.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vou ter que ler "A Rainha vermelha" LOGO. Já vi tantas opiniões divergentes que eu vou ter que ler para ter minha própria.

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  5. Vou ter que ler "A Rainha vermelha" LOGO. Já vi tantas opiniões divergentes que eu vou ter que ler para ter minha própria.

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu tenho que ler "A Rainha vermelha", fui na livraria esses dias e encontrei ele lá, que capa maravilhosa! Só não levei pq tava muito caro! rs
    Bela Redenção é um livro maravilhoso!!!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/
    Sorteio de livro no blog, participe: http://goo.gl/i03FzM

    ResponderExcluir
  7. Oiii Lu, tudo bem???? Eu não faço meta , por que nunca consigo cumprir :P Mas esse ano li bastante. Li mais de 100 livros - ebaaaaaa hahhahahah
    Mas acredita que da sua lista não li nenhum?
    Mas tenho muita vontade de ler os livros da Bianca, que todos falam que são ótimos <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luiza.
    Eu quase que não consigo bater minha meta, mas acho que vai dar justinho hehe. Dos seus melhores eu gostei muito de O Diário de Anne Frank, Fangirl e O Vilarejo. Dos piores eu não li nenhum ainda, mas já desanimei porque acabei de ganhar A Rainha Vermelha hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá :)
    Que linda a sua retrospectiva, preciso começar a ler urgente Bloodlines, te confesso que tenho receio de ler "Proibido" :/

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu!
    Nossa, sério que a Rainha Vermelha foi ruim? Até desanimei. Queria tanto ler o livro </3
    Não fiz minha retrospectiva, mas irei fazer. Marquei ela pra o dia 30 deste mês. Em plenas vésperas.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu! Adorei os escolhidos, vários destes eu gostei demais também e assim como você. Você viu que vem livro novo da Bianca por aí, vi a capa estes dias e surtei. Amo demais.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Não cheguei a ler nenhum dos indicados, mas penso muito em ler Fangirl já que não li nada da escritora ainda e A Rainha Vermelha pelo fato de todo mundo comentar sobre ele.
    Que ano que vem as leituras sejam muito melhores \o
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu, tudo bem?

    Dentre todos os livros da sua lista, li apenas A Rainha Vermelha e também não curti. E realmente, a história parece um grande roteiro...vc sabia que os direitos da adaptação foram comprados antes da Victoria sequer terminar de escrever o livro?
    Ela é roteirista, né...daí deve ter umas conexões aqui...outras ali...daí já viu! hahahah
    Eu tenho O Vilarejo, Proibido, mas não os li. Quero MUITO ler Proibido, será minha próxima leitura! \õ/

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
    PARTICIPE DA PROMOÇÃO NATAL LITERÁRIO E CONCORRA A DOIS KITS RECHEADOS DE LIVROS!

    FELIZ NATAL! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires!
      Eu sabia que os direitos haviam sido comprado, mas não que foi antes do livro ter sido finalizado. E nem sabia que ela era roteirista..

      Excluir
  14. Das suas leituras, já conferi O Vilarejo. Achei legal, mas só.
    Quero muito ler Proibido, parece ser um livro bem intenso.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  15. Oie, Lu!! Eu, ao contrário de todo mundo não faço meta, eu tenho a meta do skoob, mas engano ele ahahaha. Começo a ler um livro e quando consigo terminar ou está meta eu acrescento na meta de leitura, porque sei que não ler tudo que coloco na meta e também sei que quando imponho a mim mesma não me obedeço ahahah. Sou teimosa!!
    Pois é, Lu, eu quero ler essa série, mas sempre acabo colocando outro livro na frente, agora como esse é um dos melhores livros do ano para você, depois de terminar o que estou lendo vou ler essa série da Michelle que já está finalizada, ainda bem, porque não preciso ficar roendo as unhas a espera dos lançamentos.
    Comecei a ler A Playlist da Minha Vida, mas acabei parando no meio do caminho, não achei o livro ruim, só coloquei outras prioridades nas leituras; vou voltar a ler brevemente.
    Pois é, Lu, Raphael é o melhor e você precisa ler Dias Perfeitos!! *-*
    Eu também chorei horrores com Proibido. Foi horrível!
    Ah, esse livro que apontou como piores eu não leria mesmo, não gosto do gênero erótico de forma alguma.
    Beijin, Lu...
    Boas Festas!! *-*
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Luiza!
    Das suas piores leituras, eu não li nenhuma.
    Das melhores, estou me encaminhando para o quarto livro da série Bloodlines e quero muito ler algo da Rainbow Rowell. Quando a "O Vilarejo", diferente de você, eu havia lido "Dias Perfeitos" e não gostei nenhum pouco. Não sei se volto a ler algo do Raphael.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)